Caso de poliomielite é detectado pela primeira vez em décadas nos EUA

Vírus foi registado pela última vez nos Estados Unidos em 1993 e pode ter sido levado por viajante que estava fora do país. Sede do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos em Atlanta
REUTERS/Tami Chappell
O Departamento de Saúde do Estado de Nova York (EUA) informou a detecção de um caso de poliomielite no Condado de Rockland, subúrbio da cidade. Esta é a primeira vez em pelo menos três décadas que uma ocorrência da doença é registrada.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (21), as autoridades afirmam que testes feitos até agora sugerem que o caso do vírus altamente contagioso pode ter se originado fora do país.
“Estamos monitorando a situação de perto e trabalhando com o Departamento de Saúde de Nova York e com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para responder a essa questão emergencial de saúde pública para proteger a saúde e o bem-estar dos moradores do condado”, disse a comissária de Saúde do Condado de Rockland, Patricia Schnabel Ruppert, em nota.
Segundo o CDC, embora nenhum caso de pólio tenha surgido nos Estados Unidos desde 1979, o vírus já foi trazido para o país por viajantes com a doença. A última vez que isso aconteceu foi em 1993.
A poliomielite, que não tem cura, invade o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em questão de horas. No final dos anos 1940, surtos do vírus causavam deficiências em cerca de 35 mil norte-americanos por ano, principalmente em crianças que viviam em áreas com baixa cobertura de saneamento básico.
Graças à criação da vacina contra a doença em 1953, o número de casos de poliomielite caiu substancialmente ao redor do mundo, sendo erradicada em muito países desde então. No Brasil, a doença é considerada erradicada desde 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *