Google libera Android 13 para celulares Pixel antes do previsto

Nesta segunda-feira (15), o Google anunciou o lançamento mundial do Android 13, inicialmente apenas para dispositivos das linhas Pixel. Com novos recursos de personalização e privacidade, além de uma maior integração entre smartphones, tablets e Chromebooks também entram na lista de agraciados.

O Google liberou o Android 13 um pouco mais cedo que nas gerações passadas Android 11 e 12. Apesar de até agora de ser exclusivo das linhas Pixel, o Android 13 chegará ainda neste ano em outros dispositivos, como celulares e tablets da Samsung, Asus, HMD Global (Nokia), iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo e Xiaomi.

Foco na personalização

Personalização é parte essencial do Android 13 (Imagem: divulgação/Google)

Com o foco na personalização, os usuários podem deixar seus dispositivos Android 13, com seu estilo e seu jeito pessoal. Agora é possível personalizar apps que não sejam do Google para seguirem as cores do seu papel de parede. Outra novidade é poder personalizar diferentes línguas para cada aplicativo, assim o sistema pode estar em um idioma e os apps em outros.

Além isso, o tocador (media player) do Android 13 foi reformulado, e agora ajusta o visual para mostrar a arte do disco ou do podcast que está sendo tocado. O novo player também mostra a barra de avanço, muito útil para acessar outros trechos do conteúdo.

Você pode compartilhar apenas algumas fotos com os aplicativos, com um maior controle de privacidade. As notificações também foram reformuladas, e assim você pode configurar o sistema para só receber as que realmente importam.

Leia mais:

One UI 4.1 com Android 12 do Galaxy S22 permite usar até 8 GB de RAM virtualAtualização One UI 5.0 da Samsung pode trazer melhorias para animaçõesTablets da Samsung e o Galaxy A52 5G recebem atualização One UI 4Galaxy A52s 5G apresenta problemas depois de atualização para Android 12

Outros recursos do Android 13

Uma grande atualização foi uma melhora das integrações do ecossistema, seguindo o exemplo da Apple. A nova versão tem suporte para o áudio espacial com rastreamento de cabeça, assim os sons parecem vir de um ponto fixo no espaço quando você se move enquanto usa fones de ouvido compatíveis. Esse é um recurso semelhante ao que a Apple oferece nos AirPods. Entretanto, não foram especificados todos os fones compatíveis com esse recurso, somente o Pixel Buds Pro.

Nessa versão do Android 13, o usuário também a possibilidade de transmitir mensagens de aplicativos, incluindo o Google Messages, diretamente para um Chromebook. Se essa função lembra a do iMessage no Mac, não é por acaso.

Mensagens entre Android 13 e Chromebook (Imagem: divulgação/Google)

Além de rodar no app de mensagens do Google, o novo recurso também funciona com outros apps, como, por exemplo, o aplicativo de mensagens Signal. A atualização também inclui um recurso que permite copiar conteúdo de um smartphone ou tablet Android para outro dispositivo rodando Android.

Outro recurso interessante do Android 13 é o suporte para Bluetooth Low Energy, que oferece uma melhor qualidade de som com taxas de bits mais baixas e latência reduzida. Além disso, as funções multitarefa foram aprimoradas para dispositivos de tela grande. Agora, é possível arrastar e soltar apps para abrir em multitarefa. Outra novidade é uma melhor identificação dos toques feitos com a palma da mão ao usar canetas stylus.

A nova barra de tarefas do Android 13 permite visualizar todos os apps, além de arrastar e soltar novos apps para o modo de tela dividida.

Via Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Google libera Android 13 para celulares Pixel antes do previsto apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *