Ford apresenta faróis que projetam alertas de trânsito na estrada

É inegável que houve um avanço e tanto na área de segurança automotiva nos últimos anos, o que também foi fruto de aprimoramentos nos sistemas de iluminação dos carros. Uma das melhorias foi o uso de LEDs que melhoram o alcance dos faróis.

Outra ideia mais recente apresentada pela Ford é utilizá-los para mostrar informações de trânsito nas estradas. A montadora americana está trabalhando no que chama de faróis de “alta resolução”. Basicamente, além de iluminar o caminho, o sistema funcionará como um projetor, exibindo alertas de direção, limites de velocidade e mais na linha de visão do motorista.

Além disso, a tecnologia vai destacar áreas de segurança para ultrapassagem, acrescenta a empresa. Mais detalhes podem ser vistos no vídeo abaixo:

Um dos exemplos de uso apresentados pela Ford é nos casos em que as marcações estão desbotadas nas ruas, o que pode dificultar a visualização dos condutores. Caso não consiga ver uma faixa de pedestres à sua frente, por exemplo, os faróis vão projetar uma faixa virtual, reduzindo o risco de acidentes.

Para o futuro, a ideia da montadora é que o sistema funcione em conjunto com a plataforma de navegação dos veículos, alertando os motoristas sobre as próximas curvas e outros perigos, como pista escorregadia, neve, estradas congeladas e neblina.

Por ora, a Ford ainda não revelou quando introduzirá os faróis de “alta resolução” em um modelo de produção. O que se sabe até aqui é que a novidade não será exclusiva dos carros de luxo da marca.

Veja também:

GM e Ford adotam estratégia para sair na frente na corrida dos carros autônomosFord revela data de apresentação do novo Mustang 2024Ford testa carregador robótico de veículos elétricos para motoristas com limitações de movimentos

Via: Motor1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Ford apresenta faróis que projetam alertas de trânsito na estrada apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *