Google acrescenta habilidades de linguagem nos seus robôs para entender melhor os humanos

A empresa Alphabet, dona do Google, está juntando os seus dois maiores projetos de pesquisa de robótica e entendimento da linguagem de inteligência artificial. A empresa está tentando fazer um robô assistente que seja capaz de entender ações da linguagem natural do ser humano.

Desde 2019, a Alphabet criou robôs capazes de executar tarefas simples, como buscar bebidas e limpar mesas. O projeto “Everyday Robots” ainda está dando seus primeiros passos, porém, já receberam uma nova atualização que melhorou o entendimento da linguagem humana. Isso foi capaz graças ao modelo de linguagem do Google, O (LLM) PALM.

Leia mais:

Meta lança novo chatbot que visa ensinar usuários sobre marketing digitalSpotify quer que você grave em áudio sua “crítica” de uma playlist ou podcastApós viralizar no TikTok, funcionária da Apple pode ser demitida

Grande parte desses robôs só respondem a comandos curtos e simples, como por exemplo “me traga uma garrafa d’água”. Os LLMs, como o GPT-3 e o MuM do Google, são capazes de examinar a intenção de cada um dos comandos mais “indiretos”.

Uma pessoa pode dizer ao robô do “Everyday Robots” “eu derramei a bebida, me ajuda?” e a máquina filtra o comando por meio de uma lista interna de ações e vai entender “me traga uma esponja da cozinha”.

O Google nomeou o sistema de resultados de PALM-SayCan. A empresa diz que ao colocar esse sistema nos seus robôs, eles foram capazes de organizar respostas corretas para 101 instruções dos usuários em 84% do tempo. A execução ficou com 74% de sucesso nesse tempo.Essa taxa de acertos é sólida, entretanto, esses números precisam melhorar.

Ainda não foi divulgada a lista desses 101 comandos, mas não ficou claro o quanto as instruções são restritas.

Crédito: Google

Google libera Android 13 para celulares Pixel antes do previsto

Nesta segunda-feira (15), o Google anunciou o lançamento mundial do Android 13, inicialmente apenas para dispositivos das linhas Pixel. Com novos recursos de personalização e privacidade, além de uma maior integração entre smartphones, tablets e Chromebooks também entram na lista de agraciados.

O Google liberou o Android 13 um pouco mais cedo que nas gerações passadas Android 11 e 12. Apesar de até agora de ser exclusivo das linhas Pixel, o Android 13 chegará ainda neste ano em outros dispositivos, como celulares e tablets da Samsung, Asus, HMD Global (Nokia), iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo e Xiaomi.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Google acrescenta habilidades de linguagem nos seus robôs para entender melhor os humanos apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *