Vitamina B12 pode diminuir inflamações que causam forma grave da Covid-19 

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas Gerais descobriu que a vitamina B12, responsável pela formação das nossas células sanguíneas e atuação do nosso sistema nervoso, tem o poder de regular processos inflamatórios que, durante a infecção da Covid-19, se desregulados podem levar ao agravamento da doença. 

Conforme divulgado pela Agência Brasil, a pesquisa comparou amostras de sangue de pacientes hospitalizados com as formas grave e moderada da doença com amostras de sangue de pessoas saudáveis (voluntários sem Covid-19). Os resultados mostraram que os pacientes com covid-19 tinham muitas alterações nas células de defesa, embora estivessem em tratamento com corticoides há cerca de 11 dias.  

A introdução da vitamina B12 atenuou a expressão dos genes inflamatórios, mais especificamente dos leucócitos (glóbulos brancos), e a resposta antiviral dos pacientes se aproximou a dos indivíduos saudáveis, mostrando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação. 

Imagem: shutterstock/Tatjana Baibakova

A B12 agiu em um quadro conhecido pelos médicos como “tempestade inflamatória”, causado por uma resposta imune excessiva do organismo. A B12 atua como um regulador desse evento, ao aumentar a produção da molécula doadora universal de uma substância chamada metil, capaz de desativar genes que favorecem a inflamação. 

A equipe também testou a possibilidade de toxidade da vitamina, mostrando que a substância é segura, mas eficiente especificamente para a regulação dos genes com expressão alterada na Covid-19. O pesquisador Roney Coimbra, coordenador do estudo, ainda alertou que, apesar dos resultados promissores, não adianta as pessoas tomarem a B12 com intuito de prevenção, já que a pesquisa só constatou a eficiência para a normalização de processos inflamatórios relacionados ao coronavírus. 

Leia mais! 

Divulgado em formato preprint – publicação prévia, geralmente utilizada para divulgar um artigo que ainda não foi submetido a um periódico científico -, o estudo ainda aguarda revisão. 

Em quais alimentos encontramos a vitamina B12?

Separamos uma lista com os principais alimentos que contém a vitamina B12, contudo, vale ressaltar que o consumo não se aplica no caso da relação de pessoas saudáveis e Covid, conforme explicou, mais acima, Coimbra.

A deficiência de vitamina B12 não é algo raro, desde crianças a idosos. Níveis abaixo do indicado podem causar diversos problemas de saúde, como a anemia. O composto é essencial ao nosso organismo, principalmente por ser o responsável pela formação dos neurônios e manutenção da bainha de mielina – que conduz os impulsos elétricos e integra a comunicação entre os neurônios.

Dentre os alimentos que mais possuem a vitamina B12 estão;

fígado de boi; fígado e coração de frango; mariscos; atum; salmão; sardinha;ovo; carne;leite.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vitamina B12 pode diminuir inflamações que causam forma grave da Covid-19  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *