Saiba como o TikTok espiona os usuários de iOS e como se proteger

Dentro das redes sociais, muitos links externos são oferecidos aos usuários o tempo todo, e no caso da publicidade, por exemplo, o TikTok permite o acesso rápido ao site do anunciante. Por isso, Felix Krause, fundador do Fastlane, ferramenta de código aberto que ajuda no desenvolvimento de aplicativos em Android e iOS, voltou o seu olhar para a rede social chinesa.

Na maioria dos casos, a página é aberta diretamente a partir do link que está dentro do aplicativo. Para o usuário, isso é uma experiência mais tranquila e prática, mas abre portas para alguns riscos. Outras redes como o Facebook e o Instagram já fazem uso deste processo. O TikTok, entretanto, excede um pouco o limite

Leia mais:

Google exclui mais de 2 mil apps de empréstimo pessoal da Play StoreInstagram agora permite que usuários compartilhem publicações por QR codeEntenda como o TikTok fez um jogo de cartas ficar famoso

A plataforma chinesa aproveita essa oportunidade para guardar algumas informações com o objetivo de exibir anúncios cada vez mais direcionados ao público consumidor certo. O TikTok coloca linhas de código JavaScript nos sites visitados dentro do sistema iOS para ter acesso ao que o usuário está fazendo na Internet e mostrar a ele os produtos que chamam sua atenção.

Além disso, o aplicativo também pode saber tudo o que você digita em seus smartphones da Apple.

TikTok e o acesso às senhas

No seu estudo publicado pela Forbes, Felix Krause explicou o processo: o código integrado pelo TikTok acompanha todos os movimentos de um usuário na web, sendo capaz de ter acesso a senhas e identificadores. Isso é possível através da análise de cada tecla clicada no teclado do iPhone. “Do ponto de vista técnico, isso equivale a instalar um keylogger em sites de terceiros”, afirmou Felix.

“Só porque um aplicativo injeta JavaScript em um site externo não significa que ele esteja fazendo algo mal intencionado”. De acordo com ele. “Não é uma coincidência ou um erro, é uma escolha da empresa”, acrescentou.

Tiktok. Créditos: Ascannio/Shutterstock

Em defesa do TikTok, Maureen Shanahan, porta-voz da empresa, em um comunicado à imprensa, justifica: “Igual a outras plataformas, nós utilizamos este navegador web incorporado para melhorar a experiência do usuário, mas o código Javascript só é usado para resolução de problemas e monitoramento de desempenho. Isto é o que nos permite verificar a velocidade de carregamento de uma página ou se ela está bloqueando”.

Como se proteger

Para proteger seus dados, Felix oferece algumas dicas. Ele indica que os usuários não abram o link quando estiverem dentro do aplicativo. O usuário pode enviá-lo para algum amigo por mensagem. Depois, é só copiar e colar o link em um navegador externo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Saiba como o TikTok espiona os usuários de iOS e como se proteger apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *