Como Votar: Google lança recurso em parceria com o TSE

Alguns meses após anunciar uma sequência de projetos voltados para o processo eleitoral de 2022, o Google divulgou, nesta quarta-feira (31), mais notícias visando o suporte para os eleitores, além de contribuir para a integridade das Eleições de 2022

A principal notícia é o ‘Como Votar‘, ele é um dos novos serviços da junção da empresa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em prol da clareza e segurança durante o processo eleitoral, para conectar a sociedade brasileira com dados confiáveis, diretamente na Busca.

Leia mais:

Eleições 2022: veja como ver a lista de candidatos de cada estadoUrna eletrônica tem segurança atestada por universidades, informa TSELula supera Bolsonaro no número de interações nas redes sociais durante entrevista ao JN

Assim que alguém buscar no Google os termos “como votar” ou “como usar urnas eletrônicas”, o usuário acessará no topo da página, dados fornecidos pelo TSE sobre endereços de localização, horários e ordem de votação, a documentação necessária, e muito mais detalhes a respeito do uso correto do voto eletrônico e dúvidas comuns sobre o processo eleitoral. 

Este ano, esse processo ganhou mais conteúdo e links adicionais para ajudar o eleitor a realizar ações como baixar o aplicativo e-Título, pesquisar lugares de voto no site do TSE e tirar dúvidas diretamente no serviço de comunicação oficial da Corte Eleitoral.

Ademais, serão expostas abas com artigos relacionados às eleições, dados da votação e vídeos produzidos especificamente pelo Tribunal para esclarecer dúvidas a respeito da segurança das urnas eletrônicas e o processo de voto.

Imagem: Reprodução/Google

Transparência para anúncios políticos em nível estadual

Outro marco é a implantação da política do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos em todo o estado. Agora é preciso verificar os anunciantes que querem publicar publicidades eleitorais que citam eleitos ou candidatos a governadores, vice-governadores, deputados da Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal. 

A política, utilizada a anúncios em nível federal desde novembro de 2021, garantirá que anúncios políticos em nível estadual também sejam visualizados em breve no Relatório de Transparência de Anúncios Políticos.

Além disso, o Google lançou o Relatório Google Trends Eleições 2022, que consiste em ser uma pesquisa inédita tendo como base informações da ferramenta Google Trends, mostrando o que os brasileiros estão buscando e o que os interessa em assuntos pertinentes como: trabalho, educação, saúde pública, segurança e meio ambiente. 

O propósito deste relatório é ajudar na disputa pública e fornecer recursos relevantes, principalmente para jornalistas, pesquisadores e agentes públicos, sobre o que o Brasil deseja para o país na visão do ‘Busca’.

As iniciativas do Google Trends para o período eleitoral incluem também o recém-lançado Central Google Trends – Eleições 2022, um site eleitoral nacional com informações em tempo real sobre o período eleitoral, candidatos presidenciais, partidos e principais questões relacionadas à campanha. 

Os dados do sistema também foram fundamentais para proporcionar insights e inteligência de busca durante o primeiro debate presidencial transmitido pela Band TV no último domingo (28), em parceria com o Google News Lab e o YouTube.

Imagem: Lais Monteiro/Shutterstock

Verificação de dados e informações 

Além dos lançamentos de produtos e serviços, o Google comunicou e fortificou parcerias para a produção de conteúdo de qualidade e gestão de dados. 

Juntamente com o ITS Rio, a Folha de S. Paulo e a premiada jornalista, comentarista e escritora Patrícia Campos Mello, por exemplo, lançou o podcast Eleições na Internet. O projeto é apoiado pelo YouTube e discute o papel da mídia digital na mudança das campanhas eleitorais, na divulgação de dados e no envolvimento dos eleitores em questões que determinam o futuro do Brasil.

Em termos de escrutínio, o Projeto Comprova, apoiado pelo Google, divulgou recentemente o primeiro aplicativo a disponibilizar um fluxo de conteúdo revisado por grupos de checagem de acontecimentos.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, contém testes de checagens realizados pela coalizão composta por 43 veículos, além de sistemas de envio de conteúdo suspeito, dicas e conteúdo educacional sobre como identificar conteúdo enganoso ou falso online. Em uma nova atualização, também é capaz de comprovar imagens suspeitas e fazer “pesquisas reversas” para ver se são reais ou se foram usadas em um contexto equivocado.

O aplicativo Comprova fará parte de uma coleção do Google Play de aplicativos governamentais e de agências científicas que serão lançadas nas próximas semanas.

O Google colaborou com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), com apoio da Google News Initiative (GNI), para lançar o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral. Esse projeto preparou mais de 60 jornalistas de 31 meios de comunicação brasileiros em técnicas de checagem de fatos, depois eles produziram postos de controle em suas redações para checar conteúdo suspeito sobre entrevistas e eleições nacionais, cobrindo todo o território do Brasil.

Pluralidade na política e informação de qualidade 

Para se juntar no projeto “Conheça seu voto”, o Google está lançando diversos vídeos com a ajuda de parceiros como Institutos, o Educamídia e Comprova sobre educação midiática, democracia e direitos civis. 

Já o “Google para Eleitores” tem o objetivo de auxiliar a sociedade brasileira a encontrar e identificar informações de qualidade sobre eleições, achar conteúdo de fontes confiáveis, conferir a autenticidade das informações, entre outros. A iniciativa está disponível no canal Google Brasil no YouTube, com mais de 1,3 milhão de inscritos.

Vale ressaltar que, até 2022, o Google está em processo para o crescimento da diversidade no espaço decisório do Poder Público, em todos os níveis. Assim, apoia o trabalho de seis Organizações Governamentais (ONGs), com R$ 1,5 milhão doados pelo Google.org, braço beneficente do Google, a projetos que foram e estão sendo realizados, com foco exclusivo no crescimento da diversidade entre parlamentares e chefes dos Executivos.

Além disso, é importante mencionar que o #VoteLGBT, Instituto Update, Instituto Alziras, Instituto Marielle Franco, Instituto Vita Alere e Safernet estão oferecendo suporte e capacitação a pessoas que queiram se candidatar, independente do espectro político-ideológico. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Como Votar: Google lança recurso em parceria com o TSE apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *