Maior usina nuclear da Europa corre risco de desastre, diz investigação

Entre as diversas consequências da guerra da Ucrânia está a segurança em cheque da usina nuclear de Zaporíjia, a maior de toda a Europa. Nesta quinta-feira (1), o local foi visitado por agentes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que vão permanecer por lá até que as análises sobre os riscos do local sejam concluídas.

Rafael Grossi, diretor-geral da agência da ONU, disse que o local teve a sua segurança violada durante a guerra, com bombardeios ocorrendo na região. “É evidente que a integridade física da usina foi violada em várias ocasiões. Ainda não temos elementos para uma avaliação precisa, mas isso não pode acontecer novamente”, declarou.

14 técnicos da AIPA acessaram a usina nuclear pelo território controlado pelos ucranianos. O diretor ficou duas horas no local, mas os técnicos da agência seguem por lá fazendo um relatório com os riscos e danos sofridos pela usina.

Usina nuclear ameaçada 

Grossi também elogiou os funcionários da usina, que continuaram trabalhando para tentar manter os seis reatores seguros mesmo durante a guerra e forte ameaça. “Houve momentos em que os disparos eram evidentes, de metralhadoras pesadas, artilharia, morteiros em três ocasiões. Estávamos muito preocupados”, disse.

Leia mais:

Hubble flagra aglomerado globular cravejado de estrelas perto do núcleo da Via LácteaNova técnica ajuda a detectar exoplanetas ao redor de estrelas binárias exóticasSatélite da NASA detecta 30 cometas na órbita de uma estrela jovem

Nenhum dos dois países envolvidos no conflito concordou com um cessar-fogo na região, mas ambos dizem não atacar a usina nuclear. Devido ao alto índice de bombardeios de disparos, criou-se um alerta para um possível acidente no local. 

Ainda nesta quinta, uma linha de energia para a usina foi interrompida, o que causou a paralisação de mais um dos reatores. “É a segunda vez nos últimos 10 dias que as ações criminosas dos militares russos provocam o fechamento da unidade e o apagão da central elétrica”, disse a fornecedora de energia para o local em um comunicado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Maior usina nuclear da Europa corre risco de desastre, diz investigação apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *