Taikonautas da missão Shenzhou-14 fazem sua primeira caminhada espacial na estação Tiangong

Na manhã desta quinta-feira (1), Chen Dong e Liu Yang, taikonautas (designação da China para astronautas) da missão Shenzhou-14, saíram com sucesso do módulo Wentian para realizar atividades extraveiculares (EVAs) na estação espacial Tiangong.

Segundo informações da Agência Espacial Tripulada da China (CMSA), Chen abriu a escotilha da cabine de câmara de ar do módulo laboratorial às 7h26 (pelo horário de Brasília). Pouco mais de 40 minutos depois, ele e a colega de tripulação já estavam fora da estação para iniciar a caminhada espacial.

Enquanto isso, o taikonauta Cai Xuzhe permaneceu dentro do módulo para apoiar os companheiros nesta que foi a primeira atividade extraveicular do grupo.

Os três estão trabalhando e vivendo em órbita há 88 dias, desde que foram lançados no topo de um foguete Long March-2F em 5 de junho, e vão permanecer por lá até dezembro, segundo a agência.

Eles já realizaram diversas tarefas na estação espacial chinesa, como a transferência de suprimentos de uma nave de carga, além do desbloqueio e de testes em órbita de gabinetes de experimentos científicos e do pequeno braço mecânico do módulo Wentian.

A tripulação tem uma rotina de trabalhos diários, como exames médicos e a realização de exercícios de proteção contra a falta de peso e experimentos espaciais. Eles também praticam diversas dinâmicas de treinamento em órbita, incluindo evacuação de emergência e simulações de primeiros socorros.

Em outubro, a estação vai receber mais um módulo de laboratório, o Mengtian, e será responsabilidade do trio preparar o local para a instalação, assim como foi feito antes da chegada do módulo Wentian, em julho.

Leia mais:

Testes de braço robótico da estação espacial chinesa trazem vistas incríveis da órbita da TerraNave de carga da China se desintegra na atmosfera da TerraEstação espacial Tiangong será aberta para turismo, diz governo da China

Com a inclusão desse novo módulo, a estação espacial chinesa estará completa, alcançando o formato projetado em T, e terá 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS). O laboratório orbital da China terá vida útil de 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros.

Perto do fim da missão da tripulação de Shenzhou-14, mais três taikonautas serão lançados a bordo da missão Shenzhou-15 para outra estadia de seis meses. As duas equipes vão se sobrepor por três a cinco dias, marcando a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Taikonautas da missão Shenzhou-14 fazem sua primeira caminhada espacial na estação Tiangong apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *