Satélite chinês para investigar o Sol avança no desenvolvimento

A China está progredindo em suas explorações do Espaço. De acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), o primeiro satélite de exploração solar do país captou mais de 100 erupções do Sol e completou seus testes e experimentos em órbita.

Durante uma coletiva de imprensa, na última terça-feira (30), o designer-chefe do projeto Gaofen, Zhao Jian, declarou que os dados científicos obtidos a partir das observações do satélite foram oficialmente divulgados e compartilhados com o mundo. O satélite captou, pela primeira vez, a fina estrutura das linhas espectrais solares em órbita, que podem refletir diretamente as características das erupções solares.

Leia mais:

Água potável na estação espacial da China é 90% recicladaChina divulga planos espaciais para os próximos cinco anosChina criou “chuva artificial” durante evento em julho, afirma estudo

Esse anúncio representa uma alegria para a comunidade científica, já que corriam rumores de que a China não compartilharia dados de suas missões espaciais com outros pesquisadores. O satélite Xihe foi lançado há quase um ano e opera em órbita síncrona com o Sol a uma altitude de 517 km, em média. O dispositivo conta com um espectrômetro de imagem solar como principal componente de produção científica.

Esse feito só foi possível graças a cooperação entre a China Aerospace Science and Technology Corporation, a Universidade de Nanjing e a Academia Chinesa de Ciências. Com essa parceria, a CNSA pode conduzir a verificação e engenharia de desempenho em órbita, da tecnologia de plataforma de satélite com altíssima precisão e estabilidade.

Zhao disse que essa técnica permitiu que, ao contrário do design tradicional, a nova plataforma de satélite adotasse a tecnologia de controle maglev para garantir que a imagem coletada não fosse afetada pelas vibrações da plataforma. Dessa forma, foram obtidas imagens mais estáveis e precisas.

Agora, o designer-chefe acredita que essa tecnologia do satélite possa ser usada nas futuras missões espaciais do país, inclusive no sensoriamento remoto de alta resolução, na detecção estereoscópica solar e na descoberta de planetas.

Via: News CN

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Satélite chinês para investigar o Sol avança no desenvolvimento apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *