Veja como assistir ao vivo ao lançamento da missão Artemis 1 para a Lua 

O lançamento da missão Artemis 1 para a Lua finalmente deve acontecer neste sábado (3). Previsto inicialmente para a última segunda-feira (29), alguns problemas adiaram a missão que agora ela foi confirmada para o fim de semana.

Você acompanha tudo ao vivo no Olhar Digital, a live começa às 14h30 (horário de Brasília) pelo YouTube e em todas as nossas plataformas digitais. 

Previsto para às 15h17, o lançamento tem uma janela de duas horas para acontecer. Caso haja qualquer imprevisto, está reservado o dia 5 de setembro como data de backup.

Entenda a missão Artemis 1 

A chamada missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural, com duração estimada de aproximadamente 40 dias. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS), projetado especialmente para viagens à Lua e além.

Primeira de uma série de missões cada vez mais complexas à Lua, Artemis 1 será uma demonstração de capacidade, fornecendo uma base para a exploração humana do espaço profundo.

Além disso, uma variedade de cargas científicas será transportada nesse voo, que também levará objetos curiosos que compõem o chamado Kit Oficial de Voo (OFK). Se tudo correr conforme o planejado, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um voo que fará o mesmo circuito, no ano de 2024. 

E então, em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 vai finalmente pousar astronautas na Lua, sendo esta a primeira vez que uma mulher e uma pessoa preta vão pisar em solo lunar.

Entenda o que impediu o lançamento da Artemis 1 no sábado 

Mike Sarafin, gerente da missão Artemis 1, explicou melhor os problemas que causaram o adiamento. O executivo disse que no sábado, após relâmpagos atingirem a área, foi feita uma verificação que não constatou nenhum dano no foguete. Já na segunda foi encontrado um problema com o software da cápsula Órion. O erro estava na configuração da não ativação do módulo de controle e foi corrigido.

Leia mais:

De volta à Lua: saiba como o Brasil pode participar do Programa ArtemisPor que os humanos não voltaram para a Lua depois de 1972?Programa Artemis: onde a NASA irá construir sua futura base lunar?

Depois das falhas no sistema, o abastecimento foi atrasado por um alerta de raios. Ainda houve um problema com o resfriamento do terceiro motor, de um total de quatro, do estágio central do foguete. “Encontramos um problema ao resfriar o motor nº 3. Precisamos que o motor esteja na temperatura criogenicamente fria, de modo que, quando der partida, não fique chocado com todo o combustível frio que flui através dele”, disse Sarafin.

O erro na refrigeração estava sendo solucionado quando a contagem regressiva foi iniciada. Mas um novo problema, desta vez na válvula de ventilação no intertanque fez com que a NASA cancelasse o lançamento da Artemis 1. “Os desafios técnicos que encontramos com o sangramento do motor e a válvula de ventilação são apenas coisas que temos que dar uma olhada”, disse Serafim.

Conhecida como flange intertanque, essa parte conecta os tanques de hidrogênio líquido e oxigênio líquido do SLS. Os tanques podem conter um combinado de 730.000 galões (3,3 milhões de litros) de propelente. Além do problema técnico, o tempo na Flórida começou a fechar conforme chegava ao fim o período de duas horas reservado para o lançamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Veja como assistir ao vivo ao lançamento da missão Artemis 1 para a Lua  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *