Arquivo diário: setembro 5, 2022

0

WhatsApp monta batalhão com 200 advogados antes de eleições no Brasil

Equipe deve enfrentar eventuais decisões e consultas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O comando do WhatsApp diz que não vai ‘baixar a segurança’ do aplicativo de mensagens por exigência de nenhum país.
Getty Images via BBC
O WhatsApp montou um batalhão de 200 advogados para atender eventuais pedidos de juízes pelo país na reta final da campanha eleitoral brasileira, com a empresa controlada pela Meta se preparando para enfrentar eventuais decisões e consultas, informou à Reuters o chefe de políticas públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan.
Aplicativo de mensagens mais usado do país, o WhatsApp ganha ainda mais atenção pública em anos de eleição, como o atual, dada a crescente busca do serviço para disseminação de notícias falsas, mas também de decisões judiciais.
Diferente de mídias sociais como Facebook e Twitter, o WhatsApp não faz moderação de conteúdo das mensagens compartilhadas na sua plataforma, afirmando que elas são protegidas por criptografia.
No entanto, todas as mídias sociais têm sido cobradas a fazer mais para evitar a disseminação de discursos de ódio e a veiculação de notícias falsas.
Há cerca de duas semanas, o aplicativo esteve no foco de uma polêmica, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizar buscas da Polícia Federal contra empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que, segundo uma reportagem do site Metrópoles, pregavam num grupo de WhatsApp um golpe de Estado se Bolsonaro perdesse a eleição.
Saiba mais:
Quem são os empresários que defenderam golpe de Estado em mensagens de WhatsApp
Entenda o que é o WhatsApp Comunidades
MPF questiona WhatsApp sobre possibilidade de estrear megagrupos no Brasil em 2023
Segundo o chefe de políticas públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, como as mensagens da plataforma são protegidas por criptografia, o caminho que a empresa tem tomado para tentar coibir a desinformação é evitar o disparo massificado de mensagens, um dos meios mais frequentes para a disseminação de notícias falsas.
Numa frente, o aplicativo usa mecanismos para identificar e fechar contas automáticas. “Nós fechamos todo mês cerca de oito milhões de contas automáticas”, disse ele à Reuters, referindo-se a dados globais.
O WhatsApp também tem limitado o encaminhamento de mensagens por meio de grupos, disse ele, e entrado com ações judiciais para pedir o banimento de empresas especializadas no envio de disparos de mensagens em massa.
O que é o WhatsApp Comunidades
Combate à desinformação
Nesta segunda-feira, o WhatsApp ampliou uma parceria lançada em abril com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para checagem de informações veiculadas na plataforma, à medida que crescem preocupações de disseminação de notícias falsas antes das eleições de outubro no Brasil.
O serviço é disponível para usuários da mídia social conectados ao número do TSE na plataforma – (61) 99637-1078 -, contato para o qual poderão compartilhar mensagens recebidas com informações ligadas ao processo eleitoral.
O TSE então divide a consulta com quatro agências de checagem de informações: AFP Checamos, Agência Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica. Então, elas conferem e devolvem a resposta, depois repassada ao solicitante.
“Em vez de ter esforços divididos, uma checagem unificada pode ajudar melhor no enfrentamento à desinformação”, disse Durigan.
O serviço de conferência de informações amplia um acordo do WhatsApp com o TSE, lançado mais cedo neste ano, por meio do qual os usuários já podiam conferir informações pré-checadas.
Veja como usar ferramentas do WhatsApp:
WhatsApp: veja como tirar o ‘online’ do status e aprenda a ‘sair de fininho’ dos grupos
WhatsApp: saiba como funciona a função para enviar fotos e vídeos que desaparecem
WhatsApp começa a liberar reações com emojis para usuários

0

Apple apresenta iPhone 14 nesta quarta

Empresa deve lançar novos celulares, relógios e fones de ouvido; g1 transmite ao vivo na quarta-feira (7), às 14h Apple apresenta iPhone 14 nesta quarta Empresa deve lançar novos celulares, relógios e fones de ouvido; g1 transmite ao vivo na quarta-feira (7), às 14h iPhones devem ganhar câmeras e processadores mais avançados; veja o que esperar . Apple Watch pode melhorar sensores e AirPods Pro deve ganhar novo visual. iOS 16 foi lançado em julho e deve ser liberado para todos; o que muda no sistema

0

Entenda como laser pode danificar câmera do celular; fã diz que aparelho teve pane em show de Alok no Rock in Rio

Publicitário afirmou que iluminação usada em apresentação no Rock in Rio afetou seu smartphone. Luz focada no sensor pode queimar o componente. Lasers no show de Alok no Rock in Rio 2022
Stephanie Rodrigues/g1
Viralizou nas redes sociais o relato do publicitário Rodrigo Barbosa, de 29 anos, que disse que a câmera de seu celular ficou danificada temporariamente após registrar o show de luzes durante a apresentação de Alok no último sábado (3), no Rock in Rio. “Última foto antes do laser do Alok queimar a câmera do meu iPhone”, compartilhou Rodrigo, que tem um iPhone 12.
O g1 entrou em contato com fabricantes e um engenheiro elétrico especializado no assunto, para saber se há esse risco para o aparelho. Eles responderam que o contato direto da luz pode de fato ser prejudicial (entenda os detalhes mais abaixo nesta reportagem).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Eu queria filmar aquela parte [dos lasers] do show do Alok. No momento em que eu comecei a gravar, o meu celular ficou com algumas linhas coloridas, bem fininhas”, disse ao g1. Após a publicação do publicitário no Twitter, outros casos semelhantes surgiram, mas nem todos aconteceram no festival.
Relato do publicitário Rodrigo Barbosa viralizou no Twitter
Reprodução/Twitter
Usuário do Twitter relatou o mesmo problema do publicitário
Reprodução/Twitter
LEIA TAMBÉM:
WhatsApp vai deixar você esconder que está ‘online’; veja como fazer
‘Foto Random’: como fazer a colagem que é febre no Instagram e no TikTok
Laser pode danificar a câmera do celular?
Os lasers concentram grande potência luminosa. Quando em contato com a câmera, eles podem ocasionar manchas e até comprometer todo o funcionamento do componente.
O g1 procurou a Apple para falar sobre o caso de Rodrigo, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
Mas, em fevereiro deste ano, um usuário questionou no fórum da empresa se os lasers podem danificar a câmera do telefone. A Apple não respondeu diretamente, mas classificou como “recomendado” o comentário de outra pessoa, destacado abaixo.
“[O laser de uma caneta] não vai afetar a lente da sua câmera. Note que a luz com alta intensidade focada em um objeto transmitirá radiação e criará calor que pode danificar o objeto”.
As fabricantes chinesas Realme e Xiaomi informaram que existe o risco.
“Em ambientes externos ou internos, quando há uma fonte de luz extremamente forte, existe a possibilidade de danos ao sensor da câmera do smartphone”, disse a Xiaomi.
A Realme, por sua vez, disse que “a câmera do smartphone é um dispositivo óptico no qual a lente direciona toda a luminosidade captada para uma área muito pequena, conhecida como sensor de imagem. O conserto envolve a troca do módulo”.
“Essa energia luminosa focada no sensor pode até queimar e causar estragos irreversíveis”, diz Euclides Chuma, membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O que diz a empresa responsável pelo laser
Público durante show do Alok
Stephanie Rodrigues/g1
A Laser 3D Show é a empresa responsável pelo equipamento de iluminação do show de Alok no Rock in Rio. Ela explica que, para a apresentação, foram instalados no palco 28 lasers, que estavam a 10 metros de altura do público e apontados para cima.
“A nossa preocupação é muito grande com a segurança do público”, disse Vinicius Wenzel, proprietário da Laser 3D Show, ao g1.
“Fazemos um mapeamento detalhado da área, pois além dos celulares das pessoas, também temos que proteger as câmeras de TV que estavam fazendo a transmissão”, explica.
iPhone evolui e passa por várias mudanças em 15 anos
iPhone evolui e passa por várias mudanças em 15 anos

0

WhatsApp: sacuda o celular para abri-lo

O WhatsApp é mais do que um simples aplicativo de conversas, sendo usado de maneira fundamental até por muitos profissionais. Claro, conversar com amigos e parentes ainda é a principal utilidade do app, mas ele também tem importância para negócios e mais. Assim, atalhos para acessá-lo da maneira mais simples são sempre bem-vindos. Um desses
O post WhatsApp: sacuda o celular para abri-lo apareceu primeiro em Olhar Digital.

0

5G começa a ser transmitido em Fortaleza, Recife e Natal; confira a lista de bairros

Fortaleza, Recife e Natal começaram a transmitir o sinal 5G a partir desta segunda-feira (5). Com isso as operadoras divulgaram a lista de bairros que já estão operando o sinal da nova rede móvel.
O post 5G começa a ser transmitido em Fortaleza, Recife e Natal; confira a lista de bairros apareceu primeiro em Olhar Digital.

“Os Anéis de Poder”: Estreia da série dobra audiência de “House of the Dragon” 0

“Os Anéis de Poder”: Estreia da série dobra audiência de “House of the Dragon”

O Prime Video fez algo extremamente raro e divulgou dados de audiência de sua série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, e segundo o streaming, a estreia da produção bateu recordes e teve números superiores aos da estreia de “House of the Dragon”, da HBO. Quebrando um precedente longo, a Amazon divulgou dados
O post “Os Anéis de Poder”: Estreia da série dobra audiência de “House of the Dragon” apareceu primeiro em Olhar Digital.

0

“Call of Duty”: Microsoft deve manter o jogo no PlayStation

Um dos desdobramentos da compra da Activision Blizzard pela Microsoft envolve “Call of Duty”. Afinal, o FPS será exclusivo dos consoles Xbox ou ficará disponível para o PlayStation? Ao que as notícias indicam, a segunda opção deve ser a escolhida. A Microsoft se comprometeu a manter “Call of Duty” nos consoles da Sony “por vários
O post “Call of Duty”: Microsoft deve manter o jogo no PlayStation apareceu primeiro em Olhar Digital.

0

Sonda Solar Orbiter é atingida por erupção solar

Poucos dias antes de fazer um sobrevoo em Vênus, no último sábado (3), a espaçonave exploradora Solar Orbiter, operada pela Agência Espacial Europeia (ESA) em parceria com a NASA, ficou cara a cara com uma enorme erupção de plasma do Sol. Uma fortíssima ejeção de massa coronal (CME), como é chamada a explosão de partículas
O post Sonda Solar Orbiter é atingida por erupção solar apareceu primeiro em Olhar Digital.

Satélite espião misterioso da China é lançado 0

Satélite espião misterioso da China é lançado

O satélite chinês Yaogan 33 decolou na sexta-feira (02) com o auxílio do foguete Long March 4C, no que configura o 35º lançamento bem-sucedido da China apenas neste ano. Autoridades do país afirmam que o equipamento servirá para “monitorar a terra, o rendimento das colheitas e os desastres naturais“, mas analistas ocidentais enxergam um propósito
O post Satélite espião misterioso da China é lançado apareceu primeiro em Olhar Digital.