Conhecendo melhor o A16 Bionic, novo processador do iPhone 14 Pro

Além da Dynamic Island e do novo conjunto de câmeras, o grande diferencial do iPhone 14 Pro e do 14 Pro Max em relação aos modelos iPhone 14 e 14 Plus está por dentro, o novo processador A16 Bionic.

Pois é, pela primeira vez, a Apple apostou em manter o processador atual nos modelos mais acessíveis, e como vamos ver nesse post, ele vai fazer falta no iPhone 14 e 14 Plus, apesar dos dois contarem com um ótimo chip, o A15 Bionic.

A16 Bionic, novo processador exclusivo da linha iPhone 14 Pro / Divulgação: Apple

Em primeiro lugar, o primeiro detalhe do processador é que ele é fabricado pela TSMC no processo de 4nm. Assim, estamos falando de uma boa evolução em relação ao seu antecessor, A15 Bionic, fabricado em 5nm. Além disso, o A16 Bionic tem 16 bilhões de transístores, 1 bilhão a mais que o A15 Bionic.

Powered by A16 Bionic, iPhone 14 Pro’s Always-On display, Dynamic Island, pro camera, and groundbreaking safety features make it even more indispensable. #AppleEvent https://t.co/9ZqynFDRB5

— Greg Joswiak (@gregjoz) September 7, 2022

No tweet de Greg Joswiak, vice-presidente de marketing da Apple, o A16 Bionic é citado antes mesmo de novos recursos como tela Always-On, a Dynamic Island e as novas câmeras. A empolgação é compreensível, já que ele é a evolução de um chip que já era ótimo.

A16 Bionic é 40% mais rápido que a concorrência, e usa 20% menos energia que A15 Bionic

Mas, será que o A16 Bionic é tão mais potente que o A15 Bionic? Segundo a Apple, o desempenho do novo chip é 40% superior que seus concorrentes (não citados pela empresa). Além disso, ele consome 20% menos energia que o A15 Bionic.

O chip tem seis núcleos, dois de alto desempenho e dois de alta eficiência. Esses dois núcleos de eficiência gastam apenas um terço da energia dos concorrentes, que a Apple mais uma vez não cita. 

A GPU de cinco núcleos é acelerada com 50% mais banda de memória, o que a Apple cita ser ótimo para games. Além disso, o A16 Bionic tem um novo Neural Engine de 16 núcleos que consegue fazer quase 17 trilhões de operações por segundo.

Novo chip é fundamental para novos recursos de fotografia e Dynamic Island

A Apple diz que o chip A16 Bionic do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max é fundamental não só para a Dynamic Island e fazer a bateria do dispositivo durar o dia todo, mas também para os novos recursos de fotografia.

Além do hardware reformulado, com o novo sensor principal de 48 MP e uma telefoto de 3x, o A16 Bionic usa sua CPU, GPU e Neural Engine, além do processador de imagem para trabalhem juntos, e realizarem até quatro trilhões de operações a cada foto tirada. 

Confira abaixo o trecho do A16 Bionic no vídeo de apresentação detalhado da linha iPhone 14 Pro. 

Leia também:

Entenda como funciona a Dynamic Island, grande novidade do iPhone 14 ProConfira os preços dos novos iPhones 14 e 14 Pro no BrasiliPhone 14 deve manter A15 Bionic, processador novo só nos modelos Pro

Resultados preliminares no Geekbench

Hoje vazaram alguns resultados preliminares do A16 Bionic no Geekbench, provavelmente feitos com uma unidade de testes do iPhone 14 Pro.

Eles mostraram o A16 Bionic com um desempenho já superior ao A15 Bionic em single-core, mas um pouco atrás em multi-core. Esses resultados podem e devem mudar assim que forem feitos depois do lançamento.

A verdade é que a Apple segue ditando as regras no mercado de processadores para dispositivos móveis, e o A16 Bionic é só o capítulo mais recente dessa história.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Conhecendo melhor o A16 Bionic, novo processador do iPhone 14 Pro apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *