Astronauta da ESA é primeira mulher europeia da história a assumir comando da Estação Espacial

No próximo dia 28, a astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), Samantha Cristoforetti, será oficialmente a comandante da Estação Espacial Internacional (ISS). Ao assumir esse posto, ela se tornará a primeira mulher europeia a cumprir o papel de comandante da tripulação da ISS.

A cerimônia, que conta com a passagem simbólica da chave do comandante anterior para o atual, será transmitida ao vivo da Estação Espacial Internacional na Web TV da ESA. Atualmente, o posto de comandante está ocupado pelo cosmonauta russo Oleg Artemyev, que publicou um vídeo no Instagram celebrando o Bicentenário da Independência do Brasil.

Leia mais:

Recordista feminina em tempo na ISS fala de ciência estudantil no espaçoFotos impressionantes mostram capitais brasileiras vistas do espaço na ISSRússia anuncia saída da ISS como protesto às sanções do Ocidente

Cristoforetti já atuou como líder do Segmento Orbital dos Estados Unidos (USOS), durante a missão Minerva, em abril deste ano. Nesta ocasião, ela supervisionava atividades nos módulos e componentes norte-americanos, europeus, japoneses e canadenses, além dos componentes próprios da Estação.

Agora, com esse novo desafio, a astronauta se tornará a quinta comandante europeia da estação espacial e seguirá os passos de outros astronautas da ESA, como Frank De Winne, Alexander Gerst, Luca Parmitano e Thomas Pesquet. Ela alega que está ansiosa para colocar em prática os “conhecimentos que adquiridos durante suas experiências na Terra e no Espaço”. Além disso, ela espera “liderar uma equipe muito capaz em órbita”.

Imagem: Samantha Cristoforetti será a primeira mulher europeia a ocupar o posto de comandante da ISS. Créditos: ESA

O próprio diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, compartilha a perspectiva de Samantha. “A seleção de Samantha para comandante demonstra claramente a fé e o valor que nossos parceiros internacionais colocam nos astronautas da ESA. Ao longo de sua missão Minerva, ela contribuiu muito para os sucessos científicos e operacionais da Estação, e prevejo que ela continuará a prosperar sob seu comando.”

O que se espera de quem ocupa esse posto

Quem decide quais pessoas ocuparão o cargo de comandante, são os representantes de cada agência espacial. Essa é uma decisão conjunta tomada pela NASA (Estados Unidos), Roscosmos (Rússia), JAXA (Japão), ESA (Europa), CSA (Canadá) e ESA (Europa).

O comandante é vital para o sucesso contínuo da Estação Espacial, pois é ele o responsável pelo desempenho e bem-estar da tripulação em órbita. Cabe ao comandante manter uma comunicação eficaz com as equipes na Terra e coordenar a resposta da tripulação em caso de emergências.

O chefe do Centro Europeu de Astronautas e Gerente de Programas da ISS, Frank De Winne declarou que “Samantha mantém nosso total endosso para cumprir esse importante papel de liderança. Não há dúvida de que sua liderança garantirá o sucesso contínuo da missão.”

Via: ESA

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Astronauta da ESA é primeira mulher europeia da história a assumir comando da Estação Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *