China pretende enviar sondas para Júpiter e Urano na próxima década

Em um único lançamento, programado para 2030, a China pretende mandar duas espaçonaves para o Sistema Solar externo: uma sonda maior, destinada a Júpiter e suas luas, e outra mais modesta, para investigar Urano.

Um dos equipamentos a serem enviados pela China para o Sistema Solar externo em 2030 vai investigar Júpiter e suas quatro maiores luas. Imagem: Dotted Yeti – Shutterstock

Denominada Tianwen 4, a missão será lançada em um foguete Long March 5 e usará um sobrevoo em Vênus e dois na Terra para impulsionar o veículo, antes de disparar as sondas e definir o curso para seus respectivos alvos.

Detalhes do projeto foram apresentados por Wang Qiong, pesquisador do Centro de Exploração Lunar e Engenharia Espacial da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), no Congresso Astronáutico Internacional 2022, em Paris, na quarta-feira (21).

A China vai enviar uma sonda para estudar Urano na próxima década. Imagem: Vadim Sadovski – Shutterstock

Segundo Qiong, a nave responsável por estudar o sistema de Júpiter eventualmente entrará em órbita ao redor da lua Calisto para uma investigação detalhada das luas galileanas (os quatro maiores dos 79 satélites naturais do planeta). Já a outra sonda pode pegar “carona” em um asteroide. Mas, nada disso é dado como certo. “Os objetivos científicos ainda estão sendo considerados”, disse o cientista em entrevista ao site Space.com

Anteriormente, por exemplo, a CNSA estava considerando o uso de um módulo de pouso na lua Calisto, mas Qiong diz que o conceito mais recente inclui apenas um orbitador, sem nenhum lander.

A China lançou sua primeira missão interplanetária independente em 2020, enviando o orbitador Tianwen 1 e o rover Zhurong para Marte. Em seguida, virá a missão Tianwen 2, esperada para 2025, que tem por objetivo colidir com o pequeno asteroide próximo à Terra Kamo’oalewa para coleta de amostras, além de uma visita posterior a um cometa do cinturão principal.

Tianwen 3, por sua vez, será uma complexa missão de retorno de amostras de Marte que poderá decolar a partir de 2028 e entregá-las à Terra antes do planejado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Leia mais:

Vídeo 3D feito com dados da sonda Juno revelam ‘nuvens de cupcake’ em JúpiterEmpresa chinesa quer lançar painéis espaciais de captação constante de energia solarCientistas querem enviar uma sonda de pesquisa para Urano

Qiong disse que essas missões e os planos para construir uma Estação Internacional de Pesquisa Lunar na década de 2030 visam “promover a utilização de recursos humanos para criar um novo padrão de cooperação internacional na exploração espacial e fazer contribuições para o uso pacífico do espaço”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post China pretende enviar sondas para Júpiter e Urano na próxima década apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *