Peixe “de quatro olhos” chega em parque no Pantanal

O Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), recebeu recentemente seu mais novo morador: o tralhoto (Anableps anableps), um pequeno peixe que aparenta ter quatro olhos.

Esta espécie bizarra na verdade tem dois olhos que contêm membranas que dividem cada um ao meio, o que significa que o peixe tem quatro pupilas e quatro retinas. Ele desenvolveu essa característica para poder enxergar com precisão simultaneamente acima e abaixo da superfície da água, já que a metade inferior dos olhos fica submersa e a outra, exposta ao ar, fazendo parecer que ele tem quatro olhos.

Outro atributo inusitado deste peixe são suas nadadeiras anais modificadas especificamente para a fecundação. Além disso, esses órgãos sexuais são orientados para a direita ou para a esquerda e devem estar espelhados entre os sexos para que haja a reprodução; ou seja, se um macho tiver a nadadeira virada para a esquerda, deve encontrar uma fêmea com a sua virada para a direita, e vice-versa.

A nova casa do peixe

O Aquário do Pantanal, também conhecido como Bioparque Pantanal, é o maior aquário de água doce do mundo, com 19 mil m². O complexo fica na capital do Mato Grosso do Sul e foi inaugurado em março de 2022, após 11 anos de atraso.

A ideia que motivou sua criação foi a de concentrar parte do ecossistema aquático da região e exibi-la ao público de forma acessível, contribuindo, assim, para a educação a respeito de nossa riquíssima fauna e a necessidade de preservá-la.

Leia mais:

“Peixes alienígenas” no Brasil? Criaturas são encontradas no oceano profundoAbelhas podem se tornar peixes na Califórnia? Entenda“Baratas ciborgues só farão o bem”, diz inventor do dispositivo

O aquário fica na Av. Afonso Pena, 6277, dentro do Parque das Nações Indígenas. As visitas podem ser agendadas pelo site oficial do Bioparque Pantanal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Peixe “de quatro olhos” chega em parque no Pantanal apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *