Gasoduto vaza no oceano e ocidente acusa Rússia de sabotagem

A Agência de Energia da Dinamarca afirmou nesta terça-feira (27) que detectou três vazamentos nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que levam gás natural da Rússia aos países da União Europeia através do Mar Báltico. Esse complexo de infraestrutura tem sido o foco de tensões diplomáticas entre os países da região desde o início da guerra na Ucrânia, e muitos especulam que as recentes falhas sejam resultado de sabotagens russas.

Segundo a agência dinamarquesa, o gasoduto Nord Stream 1 apresenta dois pontos de vazamento, um na Dinamarca e outro em território sueco, enquanto um outro vazamento foi encontrado na estrutura do Nord Stream 2.

A Dinamarca estabeleceu zonas de exclusão ao redor dos vazamentos, proibindo a presença e a passagem de navios e aeronaves a menos de 5 milhas náuticas desses pontos. Autoridades do país afirmar que há risco de ignição e que os navios poderiam perder sua flutuabilidade devido ao gás que escapa dos gasodutos.

Kristoffer Böttzauw, diretor da agência, declarou: “A ruptura de gasodutos é algo extremamente raro, logo não vemos motivo para aprimorar nosso protocolo preventivo em razão dos incidentes das últimas 24 horas. Nós queremos assegurar o monitoramento pleno da infraestrutura crítica da Dinamarca a fim de fortalecer nosso abastecimento no futuro.”

Sabotagem russa durante a guerra?

Em outras ocasiões, líderes da União Europeia acusaram o presidente russo Vladimir Putin de utilizar o controle de abastecimento de energia como forma de retaliação às sanções que a Rússia sofre devido à invasão da Ucrânia.

Uma fonte europeia na área da segurança contou à Reuters que há indicações de que os vazamentos tenham sido causados por danificação deliberada dos gasodutor. O primeiro-ministro da Dinamarca, Mette Frederiksen, afirmou: “É difícil acreditar que isso seja uma coincidência. Nós não podemos descartar a possibilidade de sabotagem.”

A Autoridade em Segurança do Petróleo da Noruega afirmou que empresas de extração de petróleo e gás natural emitiram diversas advertências sobre drones não identificados estarem sobrevoando as estruturas dos gasodutos.

Vazamento no gasoduto Nord Stream 2 visto por uma aeronave dinamarquesa | Crédito: Danish Defence Command.

“Os russos têm a capacidade de fazer algo assim – e eles frequentemente ameaçam danificar as fibras de internet no Oceano Atlântico. Então poderiam, sim, ser os russos”, afirma Anthony King, professor de estudos da guerra na Universidade de Warwick, no Reino Unido. “Contudo, não vejo qual vantagem eles ganhariam fazendo isso, visto que é do interesse deles vender esse gás. Pode ser, de fato, um acidente.”

O Centro Alemão de Pesquisas em Geociências detectou dois grandes e distintos picos de atividade sísmica no Mar Báltico nesta segunda-feira (26), que foram seguidos de um barulho sísmico anormalmente alto. “Nós não temos informação da causa desses picos e do barulho”, afirmou um representante do centro.

A situação dos gasodutos

Ambos os gasodutos possuem dois canos feitos de aproximadamente 100 mil seções, cada uma com 12 metros de comprimento. Nenhum desses canos estava em operação quando os vazamentos foram descobertos, mas eles ainda continham gás pressurizado.

O Nord Stream 2, inativo no momento da detecção, mesmo assim estava preenchido com 177 milhões de metros cúbicos de gás natural. A comunidade científica está dividida acerca do efeito que um vazamento de gás dessa proporção teria na atmosfera.

Leia mais:

Uso de armas nucleares pela Rússia terá “consequências catastróficas”, segundo os EUARússia chama a Estação Espacial Internacional de “perigosa e inadequada”Ameaça nuclear de Putin: compare o arsenal da Rússia ao da Otan

Joe von Fischer, do Departamento de Biologia da Colorado State University, nos EUA, afirma que o efeito dos vazamentos nos níveis atmosféricos de metano seria baixo, já que, conforme sobe através da água do mar, o metano se transforma em dióxido de carbono, um gás de efeito estufa menos nocivo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Gasoduto vaza no oceano e ocidente acusa Rússia de sabotagem apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *