Primeiras imagens de satélite mostram colisão da nave DART com asteroide

A missão DART, da NASA, finalmente fez sua colisão com o asteroide Dimorphos na noite da última segunda-feira (26). Este evento histórico, claro, está rendendo imagens impressionantes. Dessa vez, foram divulgadas as primeiras imagens feitas pelo satélite LICIACube, da Agência Espacial Italiana (ITA), que foi lançado junto com a nave principal em novembro e se separou antes da colisão para registrar imagens de perto do evento.

As fotos da LICIA são as mais esperadas da colisão justamente por conseguirem mostrar os efeitos posteriores da batida. Enquanto a câmera Draco, instalada na DART, foi destruída no impacto, o satélite italiano vai continuar explorando os resultados nos próximos dias.

Na noite da última terça-feira (27), tivemos o primeiro vislumbre dessas imagens. “Agora começam semanas e meses de trabalho duro para os cientistas e técnicos envolvidos nesta primeira missão de defesa planetária, então fique conectado”, descreveu o perfil oficial da LICIACube no Twitter.

Ecco le prime immagini scattate da #LICIACube dell’impatto di #DARTmission su #Dimorphos.
Adesso iniziano settimane e mesi di grande lavoro per gli scienziati e i tecnici coinvolti in questa prima missione di difesa planetaria, quindi restate collegati! pic.twitter.com/P59Ol89WEB

— LICIACube (@LICIACube) September 27, 2022

O entusiasta americano Jason Major compilou as imagens em um gif que mostra a colisão da DART com o asteroide Dimorphos em toda sua glória. Confira:

The preliminary preview images from @LICIACube show the extent and shape of the plume from the #DARTmission Sept. 26 impact on asteroid Didymos’ moonlet Dimorphos pic.twitter.com/VwUm096Yov

— Jason Major (@JPMajor) September 27, 2022

Qual o motivo da colisão com o asteroide?

A missão DART foi lançada em novembro do ano passado com a intenção de testar a capacidade da Terra de se defender de asteroides que podem entrar em rota de colisão com nosso planeta no futuro. O objetivo nunca foi destruir o Dimorphos, que faz parte de um sistema duplo de asteroides junto com Didymos, mas sim analisar se o impacto é suficiente para causar um leve desvio na órbita do astro. 

Leia mais:

Missão DART da NASA será assistida por três telescópiosEntenda como a NASA escolheu o asteroide que vai colidir com naveDART usa Júpiter e a lua Europa para testar sistema de navegação autônomo

A resposta para isso deve vir nas próximas semanas. De acordo com a NASA, a expectativa é de que as primeiras respostas cheguem entre duas a quatro semanas e, se os cálculos estiverem corretos, como tudo indica até o momento, a estratégia deve ter sido alcançada.

Mas isso não significa que o trabalho vai terminar aí, o impacto da DART vai continuar sendo analisado por muitos anos. A Agência Espacial Europeia lançará o Hera, missão de acompanhamento, em 2024.

A Hera chegará em 2026 e, ao contrário da DART, ficará nas redondezas, explorando Dimorphos e Didymos. A missão dará aos cientistas melhor visão da própria cratera de impacto após a poeira baixar, bem como dos estados naturais dos asteroides. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Primeiras imagens de satélite mostram colisão da nave DART com asteroide apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *