Covid-19: vacinação é ampliada para crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades

A partir desta sexta-feira (30), todas as crianças de 3 e 4 anos podem se vacinar contra a covid-19. Até então, a imunização estava liberada apenas para a faixa etária com comorbidades. Segundo informações da Agência Brasil, a ampliação foi possível graças a uma doação de 2 milhões de doses de Coronavac por parte do Instituto Butantan

“A Coronavac é considerada pela Anvisa segura para as crianças de 3 e 4 anos de idade. Nosso imunizante é o mais utilizado entre a população de 3 a 17 anos de idade, resultado da sua segurança e das poucas reações”, disse o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. 

rafapress/Shutterstock

A imunização para crianças com Coronavac foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto, mas não havia doses suficientes para vacinar toda esta população do estado e do país. Assim, o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, importou o IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo, insumo utilizado para fabricação de vacinas] e concluiu, na última semana, a produção de 3,5 milhões de doses. 

Dessas, o governo comprou 1 milhão, o que corresponde a 215 mil doses para o estado de São Paulo. “Para que o estado pudesse vacinar a totalidade deste público, o Butantan doou a Secretaria de Estado da Saúde mais 2 milhões de doses”, explicou a Secretaria Municipal de Saúde. 

“Os dados indicam que é uma vacina muito efetiva e pode evitar que a doença evolua. Ainda temos altos números de internações de crianças e sequelas graves que podem ser evitadas. É fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para se imunizar”, completou Covas. 

Leia mais! 

Covid-19 diminuiu em quase 3 anos a expectativa de vida nas AméricasCrianças com covid-19 são mais propensas a desenvolver diabetes, diz estudoPaxlovid: Ministério da Saúde recebe remédio oral para casos leves de covid-19

Embora a média de mortes por covid esteja em seu menor patamar desde o início da pandemia, as internações de crianças pelo vírus já ultrapassam a de idosos, que são considerados parte do grupo de risco.  

Segundo levantamento do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz, a situação reflete o sucesso da vacinação em idosos e a baixa cobertura das crianças menores de 5 anos, que causou uma inversão nos dados de internação pela doença.   

Entre 14 de agosto e 10 de setembro, 678 bebês e crianças com menos de 5 anos foram hospitalizadas por covid-19 no Brasil, enquanto as internações de idosos com mais de 60 anos somaram 387.  

Os dados dos idosos também mostraram uma redução de 325% na média diária de óbitos, nos menores de 5 anos essa queda foi de 250%. O cenário fez com que crianças menores de 5 anos passassem a responder por duas de cada cinco internações por covid-19 no país. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: vacinação é ampliada para crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *