Hackers vazam 500 GB em dados de distrito escolar dos EUA

Um ataque ao Distrito Escolar de Los Angeles (LAUSD) vazou 500 GB de dados, e a Vice Society, grupo que assumiu a responsabilidade pelo ataque ransomware, publicou os dados vazados na dark web. O conteúdo vazado apresenta inúmeras informações de identificação pessoal. 

De acordo com reportagem do TechCrunch, os dados roubados incluem informações como detalhes de passaporte, número de seguro social, documentos legais, informações de saúde, testes de Covid-19, detalhes de contas bancárias e outros.

Leia mais:

Vazamento de dados: Cerca de 137 mil chaves Pix foram expostas pelo app Abastece AiCibercriminosos invadem redes governamentais do Oriente MédioGTA 6: Suposto hacker de 17 anos alega ser inocente

(Imagem: Golden Dayz/ Shutterstock)

O superintendente do LAUSD, Alberto M. Carvalho, confirmou o vazamento dos dados em post no Twitter. “Infelizmente, como esperado, os dados foram divulgados recentemente por uma organização criminosa. Em parceria com a polícia, nossos especialistas estão analisando toda a extensão dessa divulgação de dados”, disse Carvalho.

Anteriormente os cibercriminosos fizeram um pedido de resgate para recuperar os dados roubados. Porém, o LAUSD disse que não realizaria o pagamento solicitado pelos hackers.

“O Los Angeles Unified continua firme de que os dólares devem ser usados ​​para financiar estudantes e educação”, disse a LAUSD em comunicado. “Pagar resgate nunca garante a recuperação total dos dados, e o Los Angeles Unified acredita que os dólares públicos são mais bem gastos em nossos alunos em vez de capitular a um sindicato do crime nefasto e ilícito”.

No início de setembro os sistemas da LAUSD foram atingidos por um ataque ransomware. A LAUSD é o segundo maior distrito escolar dos EUA e atende mais de 600.000 alunos do jardim de infância ao 12º ano.

O LAUSD atende mais de 1.000 escolas e conta com mais de 26.000 professores. A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA na sigla, em ingês) vinculou o ataque ao LAUSD ao grupo cibercriminoso, Vice Society. O grupo também assumiu a autoria pelo ataque ramsonware.

Com informações de Bleeping Computer e TechCrunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Hackers vazam 500 GB em dados de distrito escolar dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *