Twitter finalmente libera recurso de edição de tweets; saiba mais

A rede social Twitter finalmente lançou o aguardado recurso que passa a permitir a edição de publicações na plataforma. Esse é um desejo antigo de todos os usuários, mas apenas os assinantes do Twitter Blue poderão editar seus tweets neste primeiro momento, com o recurso chegando primeiro a três países.

Por enquanto, o recurso só funciona no Canadá, Austrália e Nova Zelândia, com a chegada nos Estados Unidos prevista para “em breve”. Como trata-se de uma funcionalidade exclusiva para usuários do Twitter Blue, uma versão paga da rede social que ainda não está disponível no Brasil, o botão de editar não tem previsão de chegada ao Brasil.

O tal botão fica ao lado da marca que indica há quanto tempo o tweet foi publicado, logo na parte superior ao texto, adjacente ao nome de usuário do perfil, e tem o formato de um lápis. Confira:

now that Edit is rolling out in Twitter Blue Labs, here’s what you can expect

see that little icon? it’s there to let you know that the Tweet has been edited pic.twitter.com/Av6vZYuVeO

— Twitter Blue (@TwitterBlue) October 3, 2022

No entanto, uma preocupação dos usuários com este tipo de recurso é que o autor modifique o texto original, o que pode fazer que compartilhamentos (os chamados retuítes) e curtidas sejam feitos em publicações com conteúdo alterado.

Para resolver esta questão, ou pelo menos minimizá-la, o Twitter apresenta duas soluções. A primeira é que os textos editados terão uma inscrição de “editado” na parte inferior, se tornando possível ver a postagem original ao clicar nela.

loving your edits, we’re excited to continue expanding this test to new markets—can’t wait to hear what you think!

— Twitter Blue (@TwitterBlue) October 3, 2022

Além disso, existe um limite de 30 minutos desde a postagem do tweet para que ele seja editado, e cada publicação só pode ser editada até cinco vezes. Só é possível editar tweets únicos, ou tweets citando outros tweets. A edição de threads, retuítes, tweets fixados, feitos a partir de outras plataformas e replies não será possível.

Com estas limitações, o Twitter tenta fazer com que o recurso seja mais utilizado para correção de palavras erradas ou adição de hashtags para elevar o alcance, do que mudanças totais de sentido do que foi dito (e curtido e compartilhado por outros usuários).

Leia mais:

Com queda na receita, Meta aumenta carga de anúncios no InstagramiOS 16: os 10 melhores widgets para utilizar na tela de bloqueio do iPhoneTribunal italiano anula multa antitruste para Apple e Amazon

“Com a Edição de Tweet, nós esperamos tornar tuitar mais fácil e mais acessível, dando às pessoas mais escolha e controle na maneira como se expressam e como contribuem para as conversas ocorrendo no Twitter”, afirmou a empresa ao anunciar a introdução da novidade.

Antes do lançamento do recurso, a própria conta do Twitter Blue estreou o botão de edição, mostrando como ele funcionaria.

Por enquanto, não há qualquer previsão de chegada do botão de edição em países em que o Twitter Blue não está disponível, e nem uma previsão de chegada do modo pago do Twitter no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Twitter finalmente libera recurso de edição de tweets; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *