Rocha da sorte: rover Perseverance coleta sua 13ª amostra de Marte

Quase dois meses após obter sua 12ª rocha em Marte, o rover Perseverance, da NASA, voltou a coletar amostras do solo local, conforme anunciou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência no Twitter na terça-feira (4).

Agora, o robô explorador do tamanho de um carro popular já tem 13 rochas em sua coleção (e tudo indica que esse número está perto de aumentar). “Um belo local para coletar o núcleo de rocha da sorte nº 13! Atualmente, pegamos esta amostra de grão fino, com o objetivo de obter outra como esta nesta área”, diz a postagem do JPL.

A beautiful site for collecting lucky rock core #13! Currently nerding out over this fine-grained sample, and aiming to get another like it from this area. #SamplingMars

See my current location: https://t.co/uPsKFhW17J pic.twitter.com/5KndAzguVD

— NASA’s Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) October 4, 2022

À medida que o rover aumenta seu acervo de rochas marcianas, os membros da equipe responsável pelo equipamento estão se preparando para uma ambiciosa futura fase da missão: trazer essas amostras para a Terra, muito provavelmente em 2033. 

Um esforço conjunto da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA), a campanha de retorno de amostras oferece uma boa oportunidade de procurar sinais da vida antiga de Marte, já que a Cratera Jezero, local de pouso e investigação do rover Perseverance, abrigava um grande lago e um delta de rio bilhões de anos atrás.

Segundo o site Space.com, “Percy” (apelido dado pelos técnicos) está coletando duas amostras de cada rocha que perfura. Dessa forma, o rover manterá um conjunto consigo e armazenará o outro em um ou mais “depósitos” no chão de Jezero.

Leia mais:

Rover desprezado para trabalhar em Marte pode ser aproveitado na LuaSatélite indiano em Marte perde a comunicação com a Terra e pode ter missão encerradaJá existiu vida em Marte? “Pegadinhas” podem confundir pesquisadores

Os depósitos representam uma opção de backup, caso ele não consiga transportar as amostras para o módulo de pouso que será enviado na missão Mars Sample Return (MSR), a campanha que visa buscar as rochas e trazê-las para estudo na Terra. O módulo de pouso também levará dois pequenos helicópteros, projetados para recolher os tubos de amostra do depósito um por um, caso necessário.

Simultaneamente, a NASA está ampliando a missão do helicóptero Ingenuity, que chegou junto com o Perseverance à superfície marciana em fevereiro de 2021, para muito além de sua vida útil. Segundo a agência, o fato de o helicóptero estar indo bem em sua empreitada estimula o desenvolvimento de outros drones futuramente – os dois helicópteros de busca que serão lançados pela missão de retorno de amostras, por exemplo, terão design muito semelhante ao dele.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Rocha da sorte: rover Perseverance coleta sua 13ª amostra de Marte apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *