Lendário observatório de Arecibo não será reconstruído, diz NSF

A Fundação Nacional de Ciências (NSF, na sigla em inglês) dos Estados Unidos disse na última semana que não reconstruirá o observatório de Arecibo, em Porto Rico. Em vez disso, a fundação pretende construir um centro educacional focado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Esse centro expandiria as oportunidades existentes de educação e divulgação. Ele deve ser inaugurado em 2023, segundo a NSF em comunicado.

A NSF está solicitando propostas para gerenciar “a educação, a pesquisa STEM e os aspectos de divulgação do centro”. O observatório já abrigou o radiotelescópio mais poderoso do mundo, mas entrou em colapso no final de 2020.

Leia também

Após desativação de Arecibo, nova imagem da Lua anima astrônomosConfira primeiras imagens feitas pelo Hubble após consertoNovo conceito do radiotelescópio de Arecibo sonha em ir além do modelo original

Observatório de Arecibo está desativado desde 2020

Em dezembro daquele ano, o governo de Porto Rico assinou uma ordem executiva para destinar cerca de US$ 8 milhões à reconstrução do telescópio do Observatório de Arecibo, que estava interditado desde agosto. No entanto, o plano não foi para frente e agora, em 2022, a NSF oficializou que não haverá reconstrução.

The instrument platform of the 305m telescope at Arecibo Observatory in Puerto Rico fell overnight. No injuries were reported. NSF is working with stakeholders to assess the situation. Our top priority is maintaining safety. NSF will release more details when they are confirmed. pic.twitter.com/Xjbb9hPUgD

— National Science Foundation (@NSF) December 1, 2020

Após sofrer dois grandes danos durante aquele ano, a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos anunciou que iria desativar e demolir o lendário telescópio. A instalação de 59 anos recebeu cientistas vencedores do Prêmio Nobel e filmes de sucesso de Hollywood ao longo dos anos, enquanto era o segundo maior equipamento do tipo do mundo.

Sua ponte suspensa de aparência futurista e a grande cúpula gregoriana já foram apresentadas em filmes como Contato em 1997, estrelado por Jodie Foster, e o filme de James Bond, Olho Dourado, de 1995.

A National Science Foundation possui a instalação, que atualmente é gerenciada pela Universidade da Flórida Central e um consórcio de organizações e empresas na ilha. O observatório fica a cerca de 100 quilômetros a oeste da capital, San Juan, no interior montanhoso de Porto Rico. Foi danificado durante o furacão Maria em 2017 e sacudido por terremotos no início de 2020. Uma investigação sobre a causa do colapso ainda está em andamento.

Imagem: NSF/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Lendário observatório de Arecibo não será reconstruído, diz NSF apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *