Ethevaldo Siqueira, um dos maiores jornalistas de tecnologia do Brasil, morre aos 90 anos

Neste último domingo (16), o jornalista Ethevaldo Siqueira morreu aos 90 anos. Ethevaldo, considerado o pai do jornalismo de tecnologia no Brasil e um dos pioneiros da cobertura tecnológica no País, estava internado em São Paulo, no hospital Oswaldo Cruz, para o tratamento de leucemia.

Leia mais:

Deltacron: jornalista mineira é diagnosticada com nova cepa da Covid-19Jornalista tem iPhone invadido por spyware Pegasus, de empresa israelense processada pela AppleJornalista usa tomada da F-150 Lightning para carregar ela mesma e… funciona?

O velório será nesta segunda (17) às 14h no Velório Samaritano e o enterro será no Cemitério Bom Pastor às 16h, ambos em Ribeirão Preto (SP). Além disso, o renomado jornalista deixa esposa, dois filhos, cinco netos e uma bisneta.

Ícone na cobertura jornalística

Ethevaldo Siqueira atuou 45 anos no ‘Estadão’, de 1967 até 2012, relatando os avanço das telecomunicações, a criação das redes de dados, o desenvolvimento espacial e a chegada de eletrônicos de consumo no Brasil

O jornalista ocupou os cargos de repórter, editor, repórter especial, colunista e blogueiro. Siqueira se formou na primeira turma de jornalismo na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, criada em 1966, onde, mais tarde, se tornou professor de tecnologia da informação e telemática.

Ethevaldo, com sua habilidade de prever inclinações e ter olhar ávido para as técnicas e científicos da tecnologia ganhou diversos prêmios, como por exemplo: o José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPQ, em 1985, o Prêmio Telesp de Comunicações, em 1979, o Prêmio Ministério das Comunicações em 1974, além do Prêmio Esso, em 1968 e 1978, e o Comunique-se, em 2007.

Ethevaldo Siqueira — Foto: Reprodução/Facebook

Em 15 de fevereiro de 1993, mais de dois anos antes da estreia da internet comercial no Brasil, ele escreveu no Estadão: “O mundo assiste a uma nova revolução no mundo da informática e da telecomunicações: a revolução das redes de voz e de dados. Ela é o resultado da crescente capacidade de comunicação dos computadores”.

“Ethevaldo abraçou o tema ‘telecomunicações’ no momento em que ele passava pela revolução tecnológica, que saiu do telefone discado às fibras ópticas e ao satélite. Mais que isso, foram as telecomunicações que permitiram a expansão da internet. A ponte entre o mundo das telecomunicações e o mundo da internet sempre foi bem explorada por ele”, relembra Demi Getschko, pioneiro da internet no Brasil e colunista do Estadão.

Além disso, Ethevaldo Siqueira também é autor de diversos livros sobre comunicação e tecnologia como “A Sociedade Inteligente: Sobre a Revolução das Telecomunicações, dos Computadores e dos Robôs” (Bandeirante, 1987), “Três Momentos da História das Telecomunicações no Brasil” (Dezembro Editorial, 1998), “Brasil: 500 anos de Comunicações – A eterna busca da liberdade” (Dezembro Editorial, 2000) e “Como Viveremos” (Saraiva, 2004).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Ethevaldo Siqueira, um dos maiores jornalistas de tecnologia do Brasil, morre aos 90 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *