“House of the Dragon”: o golpe dos Verdes é tema de novo episódio

O penúltimo episódio de “House of the Dragon” estreou neste domingo (16), com os Verdes consumando um golpe há muito planejado, seguindo com as consequências dos acontecimentos do episódio 8. Assim, a série prepara o terreno para o episódio final da temporada.

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do episódio 9 “House of the Dragon.

Seguindo a dramática morte do rei Viserys I Targaryen (Paddy Considine), o episódio 9 trouxe à tona as tramas nos bastidores de Porto Real, com planos guardados por debaixo dos panos por anos pelos Verdes (entenda a divisão entre Verdes e Pretos em “House of the Dragon” aqui), finalmente colocados em prática.

A série tratou de mostrar que a morte do rei Viserys diferiu das de outros monarcas, com um sigilo gigantesco por parte dos conspiradores, que incluiu a prisão de serviçais do castelo. A rainha Alicent acaba convencida de que o marido desejou ver Aegon, seu filho, no Trono de Ferro. Isto baseado em alucinações balbuciadas pelo rei em seus últimos suspiros, sem testemunhas além da própria rainha.

Mas, ao mesmo tempo em que Alicent passa a se aliar ao pai para levar Aegon ao trono, eles discordam do que deve ser feito com Rhaenyra e seus filhos. Apesar de ter aceitado usurpar a sucessão ao trono, a rainha não quer ver o sangue de sua ex-amiga, e filha de seu marido morto, ser derramado. Por outro lado, Otto Hightower diz não haver outra saída.

Uma busca implacável pelo desaparecido Aegon também mostra a divisão, pelo menos momentânea, dentro dos Verdes. Alicent envia Sor Criston Cole e seu outro filho, Aemond, em busca do futuro rei, enquanto Otto Hightower manda os gêmeos Arryk e Erryk Cargyll em busca do neto.

Eventualmente, com a ajuda da misteriosa Verme Branco, que exige de Otto uma promessa, Aegon é encontrado. Fato é que ele não tinha interesse algum em assumir o trono. Seu sentimento de rejeição em relação ao pai, ausência de afeto da mãe, além de tudo o que já foi mostrado de Aegon, são elementos que podem indicar que teremos um rei ao estilo de Joffrey no futuro.

O episódio tem momentos intrigantes e divertidos, principalmente na busca por Aegon, e outros terríveis como uma morte no Pequeno Conselho, que segue a reunião como se nada tivesse acontecido; e a interação entre Larys e Alicent, que mostra que o preço pela lealdade do agora Lorde Strong é mais alto do que pensávamos.

No entanto, tudo leva para um momento final: a coroação de Aegon no Fosso dos Dragões, com o povo de Porto Real forçado a chegar até lá para presenciar o momento, e legitimar a cerimônia. Rhaenys acaba subitamente presente no evento, e faz uma aparição e tanto. No entanto, não consigo ver como coerente a decisão da “Rainha Que Nunca Foi” ao final.

É provável que o último episódio traga mais de Rhaenyra, que ficou de lado neste, alheia ao golpe sofrido após os brindes do episódio anterior, onde Alicent afirmou que a Princesa Targaryen seria uma boa Rainha.

Leia mais:

Harrison Ford é recrutado pela Marvel e estreará no MCU; saiba maisAlém de “Harry Potter”: conheça outros trabalhos de Robbie ColtraneSérie de “Duna”: atriz de “Game of Thrones” é escalada para o elenco

É de se imaginar que, do outro lado desta história, os Pretos comecem a se organizar no próximo episódio para colocar Rhaenyra no trono, e a guerra civil entre os Targaryen deve ter início.

Diversos momentos devem ter feito os fãs de “Game of Thrones” recordarem da série. As buscas por Aegon nas pocilgas de Porto Real são alguns destes momentos, mas principalmente a multidão carregando Rhaenys para longe de seu protetor, com a nobre em meio ao povo sem que eles tenham conhecimento disto.

O episódio 9 de “House of the Dragon” está disponível na HBO Max, bem como todos os episódios anteriores. O episódio final de temporada chega no próximo domingo (23), às 22h, na HBO e HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post “House of the Dragon”: o golpe dos Verdes é tema de novo episódio apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *