Jovem é condenado a prisão por hackear redes sociais de colegas da universidade

Na última quinta-feira (13), uma juíza de Porto Rico condenou um jovem hacker a 13 meses de prisão e dois anos de liberdade supervisionada por ter invadido as contas de e-mail e redes sociais de suas colegas de universidade.

O réu, Iván Santell-Velázquez, conhecido como Slay3r_root, se declarou culpado de cyberstalking em 13 de julho, admitindo ter como alvo mais de 100 estudantes usando a prática de phishing para invadir seus e-mails e respectivamente acessar suas contas no Snapchat entre 2019 e 2021. 

As vítimas eram especificamente do sexo feminino e algumas das contas invadidas continham imagens de nudez que Santell-Velázquez compartilhou em outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

Leia mais:

O que é o golpe financeiro do “abate do porco”?Campanha usa recurso Smart Link do Linkedin para roubar dados de cartão de crédito‘Marmigate’: Polícia constata que perfil de idealizadora é falso

(Imagem: Budrul Chukrut/ Shutterstock)

Após o hacker ter compartilhado as imagens íntimas, as vítimas começaram a receber mensagens com assédio por causa das imagens vazadas. De acordo com a investigação, foram encontradas ao todo 15 mulheres da Universidade de Porto Rico vítimas da invasão e exposição de imagens.

“A acusação de criminosos cibernéticos é uma prioridade no Departamento de Justiça. Os crimes cibernéticos não apenas causam perdas financeiras às vítimas corporativas, mas também resultam em danos financeiros e psicológicos às vítimas vulneráveis, muitas vezes crianças ou idosos.

Essa conduta não será tolerada”, disse W. Stephen Muldrow, procurador do Distrito de Porto Rico. “Este caso também demonstra a importância de resguardar informações pessoais e senhas, e o cuidado que devemos ter ao responder a e-mails e mensagens de texto suspeitos”.

Com informações de Bleeping Computer e Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Jovem é condenado a prisão por hackear redes sociais de colegas da universidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *