Planeta encontrado fora do Sistema Solar é leve como um marshmallow

Cientistas publicaram um paper listando a identificação um novo planeta para fora do nosso sistema solar, com nome nada amigável de TOI-3757 b. Ele entraria em mais um para a já grande lista de exoplanetas, mas um detalhe chama a atenção sobre o novo corpo: ele tem densidade parecida com um marshmallow.

A descoberta aconteceu com ajuda de um telescópio no Kitt Peak National Observatory, localizado no estado americano do Arizona e o novo exoplaneta é grande, do tamanho de Júpiter, mas a densidade de sua atmosfera faria o corpo celeste flutuar em água. É exatamente por este motivo que ele teve sua atmosfera comparada com um marshmallow.

Leia também:

Se a Terra fosse um exoplaneta, como os alienígenas achariam vida nela?Gás liberado pelos brócolis pode indicar presença de vida em outros planetasExoplanetas ultraquentes contêm o elemento mais pesado já detectado em atmosferas

O documento divulgado diz que o fofo TOI-3757 b orbita uma anã vermelha, em distância de cerca de 580 anos-luz daqui e está na constelação de Auriga. A comparação com um marshmallow aconteceu quando a densidade de sua massa foi calculada em cerca de 0,25 grama por centímetro cúbico, sendo aproximadamente a mesma do doce feito de açúcar – ele tem 0,27 grama por centímetro cúbico.

Planeta marshmallow não deveria estar perto da estrela

Por mais curioso que possa parecer, planetas com densidade pequena não são tão raros assim. O novo TOI-3757 b tem a metade do número registrado por Saturno, ou 25% da massa de Júpiter.

Outro detalhe importante é que estrelas em fase de anãs vermelhas tendem a ser menos quentes do que a nossa, mas, ao mesmo tempo, contam com o histórico para dificultar a formação de planetas próximos. O paper publicado com a descoberta do novo exoplaneta começa dizendo que ele é o menos denso já encontrado em um sistema como onde está.

A observação do grande planeta com densidade de um marshmallow continua e a partir de agora o telescópio James Webb dará uma mão. O objetivo inicial é de utilizar o espectrômetro presente nele para conseguir listar de quais materiais é feita a atmosfera mais fofinha encontrada na órbita de uma anã vermelha – vai que ele é habitável e um dia poderemos boiar por lá, né?

Imagem destacada: divulgação/NOIRLab/NSF/AURA/J. Da Silva/Spaceengine/M. Zamani.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Planeta encontrado fora do Sistema Solar é leve como um marshmallow apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *