Curioso veículo de testes da NASA foi essencial para a chegada dos humanos à Lua

O programa Artemis pretende levar humanos à Lua novamente. Mas, há 58 anos, a NASA dava um importante passo para levar astronautas ao nosso satélite natural pela primeira vez. Em 30 de outubro de 1964, o Veículo de Pesquisa de Pouso Lunar (LLRV, na sigla em inglês) fez seu voo de estreia.

O LLRV era uma engenhoca voadora bizarra de “quatro patas”, usada para simular aterrissagens na Lua em testes feitos aqui na Terra, em uma preparação para a Apollo 11, que marcou o primeiro pouso lunar tripulado em 1969.

Leia mais:

Quer viajar para o espaço? Saiba quanto custaMarte entra em movimento “retrógrado” – o que isso significa?Algo assustador está acontecendo na borda do Sistema Solar

A primeira pessoa a tentar colocar o dispositivo no ar foi o piloto Joe Walker. Durante o voo, ele atingiu uma altitude de cerca de 3.048 metros e pairou por cerca de um minuto. Ele fez isso mais duas vezes no mesmo dia. Ao todo, ele completou mais de 30 voos com o LLRV.

Esses testes ocorreram no Dryden Flight Research Center, da NASA, em Edwards, na Califórnia. Essa instalação foi renomeada para Armstrong Flight Research Center em homenagem a Neil Armstrong, que também pilotou o Veículo de Pesquisa de Pouso Lunar antes de chegar à Lua e entrar para a história.

Veículo de Pesquisa de Pouso Lunar (LLRV). Imagem: NASA/Dryden Flight Research Center

Funcionamento do LLRV

Os veículos de pesquisa de decolagem vertical, que usavam um único motor a jato, foram projetados para simular com bastante precisão o comportamento de um módulo lunar.

O sucesso dos dois primeiros LLRVs levou à construção de três LLTVs, uma versão melhorada do dispositivo, para uso dos astronautas da Apollo no Manned Spacecraft Center, em Houston, Texas, antecessor do Johnson Space Center, da NASA. Um LLRV e dois LLTVs foram destruídos em acidentes, mas o sistema de ejeção do assento garantiu a segurança do piloto em todos os casos.

A fase final de cada pouso da Apollo era controlada manualmente pelo comandante da missão. Por causa de problemas de seleção do local de aterrissagem, Neil Armstrong, comandante da Apollo 11, disse que sua missão não teria sido bem-sucedida sem um treinamento prévio extensivo com os LLTVs.

Mas, antes mesmo de pilotar o LLTV, era necessário passar por um treinamento com helicópteros. Em uma entrevista de 2009, o astronauta Curt Michel declarou: “O helicóptero era o mais próximo em termos de características do módulo lunar. Então, se você não recebesse treinamento de helicóptero, você sabia que não iria”. Gene Cernan foi o último a pilotar o LLTV, em 1972, enquanto treinava para ser o comandante da Apollo 17.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Curioso veículo de testes da NASA foi essencial para a chegada dos humanos à Lua apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *