Astronautas no espaço podem votar nas eleições?

Se você já se perguntou se astronautas podem votar no espaço, saiba que a resposta é sim! As eleições são responsáveis pela escolha dos líderes de um país, portanto a participação de toda população é super importante e isso não muda se você está no planeta Terra ou não. As eleições para o legislativo dos Estados Unidos aconteceram nesta terça-feira (08), e os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) puderam participar da votação.

Os americanos Josh Cassada, Nicole Mann e Frank Rubio, que encontram-se em órbita atualmente, possuem o direito de votar amparados por uma lei de 1997 do estado do Texas, nos Estados Unidos. Kate Rubins, que esteve na estação em 2020, contou em um vídeo de perguntas e respostas da NASA, também de 2020, como o processo funciona.

Entenda como funciona as eleições no espaço

Kate explicou que antes de ir para o espaço ele precisou preencher um formulário, o Federal Postcard Application (FPCA), que é usado por pessoas que estão no exterior durante uma eleição, só que no caso dos astronautas o endereço é  “órbita baixa da Terra”. A maioria deles, que optam por participar das eleições, votam como residentes do Texas. Antes de irem para a órbita, eles precisam se mudar para o estado para realizar treinamentos antes da missão.

Leia Mais!

Último módulo da estação espacial da China está próximo de ser lançadoJá sinto falta”, diz astronauta que acabou de voltar do espaçoRússia muda data para saída da Estação Espacial Internacional

Ainda é necessário realizar testes para saber se é possível preencher a cédula de votação do espaço. Um funcionário do condado envia uma cédula para o Centro Espacial de Johnson, em Houston, para a NASA realizar os testes. Caso passe, ela é criptografada e enviada para a ISS junto com credenciais para garantir a sua abertura com segurança. Na hora de votar é bastante parecido com as pessoas em solo, o astronauta preenche a cédula eletronicamente e a reenvia para o funcionário do condado por e-mail que só ele pode abrir. 

Para que o voto seja válido, o astronauta precisa enviar seu voto até o horário que as pessoas na Terra precisam enviá-lo. Kate, que participou das eleições em 2016 e 2020 do espaço, contou que até improvisou uma cabine de votação, mesmo não sendo necessário.  “É uma área privada na estação espacial e parece que seria do tamanho certo para uma cabine de votação em casa.”, disse ela no vídeo. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Astronautas no espaço podem votar nas eleições? apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *