Nebulosa “Bela” que é uma “Fera” é capturada pelo Hubble

Uma imagem impressionante capturada pelo Telescópio Espacial Hubble revela duas ejeções brilhantes em forma de S partindo de uma estrela que está prestes a morrer. Conforme vai envelhecendo, a estrela infla e dispara suas camadas externas para o espaço. O estonteante efeito visual misturado com a fúria intensa de toda essa dinâmica fez a equipe responsável pelo observatório apelidar nebulosa planetária IC 4634 de “Beauty AND Beast” (Bela E Fera). 

Segundo um comunicado emitido pela Agência Espacial Europeia (ESA), parceira da NASA no projeto Hubble, o núcleo muito quente e exposto da estrela tem expelido intensa radiação ultravioleta em conchas de gás, o que faz com que elas brilhem em cores ricas.

The nebula IC 4634 is a beauty *and* a beast!

In this #HubbleClassic image, a dying star surrounded by glowing material has ejected its outer layers. The star’s hot, exposed core then beamed ultraviolet radiation at these gas shells, making them glow: https://t.co/NgGCaTBnwD pic.twitter.com/ZQO0PM4oov

— Hubble (@NASAHubble) November 7, 2022

Um dos jatos de gás chega mais longe, portanto, foi esguichado primeiro, seguido por um fluxo de matéria ejetado mais recentemente, que formou um S partindo do meio. O resultado é notavelmente simétrico em cada lado da estrela central.

Ainda conforme o comunicado da ESA, a imagem foi obtida pela Câmera Planetária de Campo Largo 2 (WFPC2) do Hubble, que alcançou a nebulosa IC 4634 a mais de 7.500 anos-luz de distância, na constelação equatorial de Ophiuchus, também chamada de Serpentário, que fica no plano galáctico da Via Láctea.

A imagem foi composta a partir de capturas feitas através de cinco filtros diferentes (F487N, F502N, F574M, F656N e F658N) que registraram a luz emitida por diferentes elementos nas características gasosas. O tempo de exposição total foi de 67 minutos, com um campo de visão de apenas 29 arcos de diâmetro.

Leia mais:

Hubble flagra jatos de gás disparados por estrelas recém-nascidasImagem feita pelo Hubble em berçário estelar parece pintada em aquarelaHubble registra galáxia “florida” a 25 milhões de anos-luz da Terra

Trigêmeos galácticos e fechadura cósmica

O “velhinho” Hubble, em operação há mais de 32 anos, continua nos presenteando com registros incríveis, mostrando que ainda tem muita informação para oferecer.

Além da Nebulosa “Bela E Fera”, outra prova disso está em uma captura divulgada na quarta-feira (9) pela NASA, também feita por essa preciosidade: o sistema Arp 248, um arranjo de galáxias trigêmeas a 200 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Virgem, em plena atividade interativa que é visual e cientificamente fascinante.

No fim do mês passado, o Olhar Digital mostrou uma “fechadura cósmica” registrada pelo Hubble na constelação de Órion, a cerca de 1.350 anos-luz da Terra. Na verdade, trata-se de uma cavidade presente em uma nebulosa de reflexão, fenômeno gerado por detritos produzidos pelo nascimento de estrelas – neste caso, um pequeno sistema estelar denominado V380 Orionis.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Nebulosa “Bela” que é uma “Fera” é capturada pelo Hubble apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *