Vazamento gigante em gasoduto russo pode impactar o clima de forma inesperada

O vazamento de metano no gasoduto russo Nord Stream, apesar de gigante, pode ter consequências menos severas no meio ambiente do que o imaginado. De acordo com pesquisadores, a liberação de gás não deve ser suficiente para alterar a temperatura na Terra.

O caso do Nord Stream pode ter sido o maior vazamento de metano feito pelo homem na história. É estimado que pelo menos 275 mil toneladas do poluente tenham sido liberadas no meio mar baltico com a severa explosão.

“Um aquecimento tão pequeno não pode ser percebido nos ecossistemas ou na sociedade humana”, disse Xiaolong Chen, cientista climático do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências e primeiro autor do estudo, no comunicado. “Ainda assim, o metano antropogênico tem sido o segundo maior impulsionador do aquecimento global e é emitido por vários setores da agricultura e da indústria. ] estabelecido no Acordo de Paris, danos à infraestrutura como esse devem ser evitados para que possamos controlar melhor e reduzir as emissões de metano.”

A conclusão dos pesquisadores é que o metano pode aquecer o planeta apenas 0,000018 graus Celsius, uma quantidade que não deve causar alterações perceptíveis no nosso ecossistema. Apesar de extremamente poluente, o vazamento liberou uma quantidade insignificante quando comparado com a poluição causada pelo metano solto pela indústria de petróleo e gás. 

Mas, eles estimaram que a taxa de vazamento de um dos quatro pontos de ruptura era de 22.920 quilogramas por hora. Isto seria o equivalente à queima de em torno de 630.000 libras (ou 285 kg) de carvão a cada hora.

Vazamento no gasoduto Nord Stream 2 visto por uma aeronave dinamarquesa | Crédito: Danish Defence Command.

Vazamento de Metano em gasoduto russo

A Agência de Energia da Dinamarca afirmou inicialmente que detectou três vazamentos nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que levam gás natural da Rússia aos países da União Europeia através do Mar Báltico.

Esse complexo de infraestrutura tem sido o foco de tensões diplomáticas entre os países da região desde o início da guerra na Ucrânia, e muitos especulam que as recentes falhas sejam resultado de sabotagens russas.

Segundo a agência dinamarquesa, o gasoduto Nord Stream 1 apresentou dois pontos de vazamento, um na Dinamarca e outro em território sueco, enquanto um outro vazamento foi encontrado na estrutura do Nord Stream 2.

A Dinamarca estabeleceu zonas de exclusão ao redor dos vazamentos, proibindo a presença e a passagem de navios e aeronaves a menos de 5 milhas náuticas desses pontos. Autoridades do país afirmaram que há risco de ignição e que os navios poderiam perder sua flutuabilidade devido ao gás que escapa dos gasodutos.

Kristoffer Böttzauw, diretor da agência, declarou: “A ruptura de gasodutos é algo extremamente raro, logo não vemos motivo para aprimorar nosso protocolo preventivo em razão dos incidentes das últimas 24 horas. Nós queremos assegurar o monitoramento pleno da infraestrutura crítica da Dinamarca a fim de fortalecer nosso abastecimento no futuro.”

Leia mais:

Explosão em gasoduto russo gera cratera gigantesca; assista ao vídeo“Olho” da NASA no espaço identifica emissores de metano na TerraApós explosão, vazamento em gasoduto russo é visto do espaço

Ambos os gasodutos possuem dois canos feitos de aproximadamente 100 mil seções, cada uma com 12 metros de comprimento. Nenhum desses canos estava em operação quando os vazamentos foram descobertos, mas eles ainda continham gás pressurizado.

O Nord Stream 2, inativo no momento da detecção, mesmo assim estava preenchido com 177 milhões de metros cúbicos de gás natural. A comunidade científica está dividida acerca do efeito que um vazamento de gás dessa proporção teria na atmosfera.

Joe von Fischer, do Departamento de Biologia da Colorado State University, nos EUA, afirmou que o efeito dos vazamentos nos níveis atmosféricos de metano seria baixo, já que, conforme sobe através da água do mar, o metano se transforma em dióxido de carbono, um gás de efeito estufa menos nocivo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vazamento gigante em gasoduto russo pode impactar o clima de forma inesperada apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *