Pequena sonda CAPSTONE chega à Lua após meses de viagem

Após meses de viagem, finalmente a sonda CAPSTONE, da NASA, chegou à órbita da Lua. O pequeno cubesat começou a orbitar nosso satélite natural na noite do último domingo (13) e é o primeiro equipamento do tipo a alcançar o astro para a coleta de informações.

Apesar da chegada bem-sucedida, a CAPSTONE teve muitos percalços em seu caminho. A nave da NASA teve seu lançamento adiado diversas vezes e durante seu longo trajeto chegou a perder a comunicação com a Terra em algumas situações.

Leia mais:

Seu nome pode voar ao redor da Lua na missão Artemis I da NasaLançamento da Artemis 1 pode estar comprometidoNASA anuncia nova data de lançamento para foguete da Artemis 1

“Nos próximos cinco dias, o CAPSTONE realizará duas manobras adicionais de limpeza para refinar sua órbita. Após essas manobras, a equipe revisará os dados para confirmar que o CAPSTONE permanece no caminho certo na NRHO (órbita em que foi colocada)”, disse a NASA em comunicado.

Missão CAPSTONE é importante para os objetivos da Artemis

O foguete foi lançado no dia 28 de junho e tem a ambiciosa missão de ocupar e caracterizar uma órbita de halo lunar, a mesma órbita que será usada pela estação espacial Gateway da NASA daqui alguns anos.

O principal objetivo da NASA era verificar o quão estável é a órbita antes de realizar o lançamento do Gateway, parte fundamental do programa lunar Artemis. Além dessa verificação, o cubesat carrega alguns experimentos de navegação e comunicações, incluindo alguns em parceria com o Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA. Diante do imprevisto, o CAPSTONE não deverá chegar à Lua até 13 de novembro, como esperado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Pequena sonda CAPSTONE chega à Lua após meses de viagem apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *