Vídeo mostra elefantes bêbados após ingestão de licor com quase 45% de teor alcoólico na Índia

Elefantes indianos ficaram “bêbados” após a ingestão de altas dosagens de um licor caseiro produzido por moradores de Salipada, uma aldeia no estado de Odisha, no leste da Índia.

De acordo com o jornal The Times, a manada se deparou com grandes vasos de barro de “mahua” – uma bebida feita a partir das flores fermentadas da árvore tropical Madhuca Longifolia, que tem um nível de teor alcoólico de até 45% – e “fez a festa”.

Habitantes da aldeia relataram ao veículo que ficaram assustados quando viram que os potes de mahua colocados para fermentar na selva estavam quebrados e vazios. Mais chocados ainda eles ficaram ao flagrar um grupo de 24 elefantes – incluindo filhotes – dormindo perto dos potes destruídos.

“Eles consumiram a água fermentada e ficaram bêbados. Essa bebida não foi processada”, disse a aldeã Naria Sethi. “Tentamos acordar os animais, mas não conseguimos. O departamento florestal foi então informado”. Segundo o site The Indian Express, funcionários do departamento florestal usaram tambores para despertar os elefantes de seu sono profundo, afugentando os animais.

Kartick Satyanarayan, executivo-chefe da Wildlife SOS, uma das maiores organizações de proteção à vida selvagem da Ásia, disse que os elefantes são atraídos pelo cheiro de mahua. “Eles adoram. É puro, saboroso e poderoso”. 

Segundo Satyanarayan, a afirmação dos aldeões de que todo o rebanho ficou bêbado “parece um pouco incomum” porque, geralmente, “um elefante cuida do resto do rebanho”.

Leia mais:

Cocaína que matou 24 na Argentina tinha anestésico para elefantesElefantes morrem por causa do plástico no Sri Lanka Etiópia: população de elefantes é ameaçada por moradias humanas ilegais

A atração dos elefantes por essa bebida pode se tornar perigosa para os humanos. Em abril, o jornal The Times of India noticiou que uma manada havia matado cinco pessoas que estavam coletando “mahua” na floresta de Jaisinghnagar, na região central do país.

Segundo um estudo publicado em 2020 na revista científica Biology Letters, os elefantes podem “ficar bêbados” com pequenas quantidades de álcool em relação ao seu tamanho, porque são incapazes de metabolizá-lo da mesma maneira que os humanos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vídeo mostra elefantes bêbados após ingestão de licor com quase 45% de teor alcoólico na Índia apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *