Midjourney v4: evolução da ferramenta de IA tem muito mais detalhes e qualidade melhor

Testei nos últimos dias o Midjourney v4, um dos temas do episódio dessa semana do podcast Sync, e confesso abestalhado que estou impressionado com essa nova atualização da mais artística das ferramentas de criação de arte a partir de textos usando inteligência artificial.

O Midjourney v4 usa um código totalmente novo, assim como uma arquitetura de inteligência artificial totalmente reformulada, indo muito além do Midjourney original, que já era excelente. Para o fundador da Midjourney, David Holtz, o “v4 não é o passo final, e sim nosso primeiro passo, e esperamos que vocês todos sintam que ele é um novo começo de algo profundo e insondável”.

Leia também:

DeviantArt ganha ferramenta de criação de arte com ajuda de inteligência artificialFerramentas de inteligência artificial x artistas: quem vence essa disputa? | Sync #33Canva usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de textos, crie a sua!

Imagens geradas com o prompt “autorretrato de uma Inteligência Artificial” / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

Em sua primeira semana de testes, o Midjourney v4, tem oferecido resultados tão impressionantemente detalhados, que alguns usuários no Reddit dizendo que ele seria “fácil demais”, como conta o Ars Technica. Para alguns, a brincadeira pode já estar perdendo a graça, mas pelo menos para mim, agora que ela está começando.

O Midjourney v4 é o primeiro modelo treinado no supercluster de IA da Midjourney e vem sido alimentado e ensinado há mais de 9 meses.

Quais as novidades do novo Midjourney

Como David Holtz contou no Discord, a criação de promps para o Midjourney v4 não é a mesma usada nas versões antigas do Midjourneys (v2, v3, test e testp). Assim, segundo ele, “você pode ter que tentar novos truques”. 

A versão Alpha do algoritmo v4 começou a ser testada no começo do mês. Entre as melhorias do novo modelo, estão um maior conhecimento sobre “criaturas, lugares e mais”, e um avanço em acertar nos mínimos detalhes “em todas as situações”. 

“Uma biblioteca no qual os livros são galáxias com uma claraboia mostrando a Via-Láctea” / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

Além disso, o novo algoritmo consegue lidar melhor com prompts mais complexos com múltiplos níveis de detalhes, e é melhor com múltiplos objetos e personagens.

Holtz também conta que a empresa segue trabalhando em refinamentos e acerto de detalhes do Midjourney v4. Entre eles, o aumento da resolução, melhorias no brilho e na nitidez, redução de artefatos de texto e a adição de novos formatos, disponíveis em versões anteriores do Midjourney.

Como o novo sistema consegue gerar imagens que são, como diz a empresa, “muito mais realistas que qualquer coisa que já lançamos até hoje”, os padrões da comunidade serão “muito mais estritos” do que antes.

Alguns testes com o Midjourney v4

Imagens geradas com o prompt “um universo dentro de um buraco negro dentro de um olho humano” / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

Em primeiro lugar, tentei criar algumas imagens que ainda não havia feito antes com o Midjourney v3. Acima, você pode ver como ficou um dos primeiros resultados, e abaixo, uma das versões com maior resolução.

Versão com maior resolução da imagem anterior / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

Também pedi ao Midjourney v4 para desenhar uma cena noir da escritora Agatha Christie escrevendo um novo livro de mistério, confira abaixo.

Prompt: “Agatha Christie escrevendo um novo livro de mistério, exposição dupla, estilo noir” / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

E que tal um velho computador mainframe encostado em um porão? Confira abaixo os resultados com o novo Midjourney.

Prompt: “velho computador mainframe encostado em um porão” / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

E que tal uma guitarra futurista, feita exclusivamente com materiais high-tech? Confira como ficou abaixo.

Prompt: “guitarra futurista feita com materiais high-tech” / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

Também criei essas imagens com o prompt “androide quase humano com cérebro de IA, em close, com olhos feitos de circuitos”.

Prompt: “andróide quase humano com cérebro de IA, em close, com olhos feitos de circuitos” / Imagem: Nick Ellis (Midjourney v4)

Versão Alpha do Midjourney v4 está disponível pelo Discord

O interessante é que os testes de novas versões do Midjourney são abertos a todos os usuários da plataforma, que podem gerar imagens com a versão 4 simplesmente incluindo o comando “–v 4” em seus prompts ou frases no Discord.

Vem aí: comparativos do Midjourney v3 com v4 e com DALL-E 2

Indo além nos meus testes com o Midjourney v4, me dediquei a criar versões de artes que já tinha feito com a 3a versão. Mais uma vez, o resultado foi realmente assustador, com um nível de detalhes e de qualidade que não encontrei nem no DALL-E 2.

Essas imagens, vou guardar para um post futuro, comparando os resultados do Midjourney v3 com o v4. Vale citar que todas as imagens que ilustram esse post foram criadas com a quarta versão do modelo de IA do Midjourney.

Também prometo fazer um guia completo com dicas para usar a nova versão do Midjourney, é só aguardar. Além disso, já estou preparando um dos meus comparativos detalhados entre ferramentas, como o do Midjourney v3 com o DALL-E 2.

Mas, por enquanto, dá para dizer que sim, o Midjourney v4 foi o primeiro que me motivou a efetivamente gastar dinheiro. Pelo menos nesse quesito pessoal, ele supera todas as outras ferramentas de arte por inteligência artificial da concorrência.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Midjourney v4: evolução da ferramenta de IA tem muito mais detalhes e qualidade melhor apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *