Rochas misteriosas trazem evidência mais antiga de vida na Terra

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu fortes evidências de que certas formações rochosas são resultado de um processo biológico, o que pode desvendar o mistério da origem da vida na Terra.

Rastrear os vestígios mais antigos de vida no planeta, no entanto, não é uma tarefa fácil. O paleontólogo Keyron Hickman-Lewis, do Museu de História Natural do Reino Unido, fez uma analogia para exemplificar as dificuldades de investigação rochosa. “Se um arqueólogo descobrisse as fundações de uma cidade em ruínas, eles saberiam que ela foi construída por pessoas, por características específicas, como portas, estradas e tijolos”.

Amostra de estromatólito da Formação Dresser. Créditos: James St. John/Flickr, CC BY 2.0

Estromatólitos são rochas biossedimentares laminadas, formadas há bilhões de anos a partir da atividade microbiana em ambientes aquáticos. Esse tipo de rocha está espalhado por todo o mundo. Paleontólogos estão identificando fósseis mais antigos em um mármore azul de 4,54 bilhões de anos, encontrado na Austrália. Cabe destacar que é de profundo interesse para todos saber quando, e onde, a vida se desenvolveu pela primeira vez na Terra.

Para isso, os pesquisadores usaram várias técnicas nesse estudo e fizeram vários testes para examinar as microestruturas bidimensionais e tridimensionais dos estromatólitos. Nenhum desses testes revelou microfósseis ou materiais orgânicos, mas eles mostraram estruturas e características consistentes com uma origem biológica.

Leia mais:

Pequena rocha espacial está tão próxima da Terra quanto há 600 mil anosAnálise de rochas lunares pode provar que a Lua nasceu da TerraRover usa laser para compreender a química das rochas de Marte

Formação rochosa pode ser semelhante em Marte

A equipe também observou formações de “paliçada” semelhantes a pilares, consistentes com padrões em rochas conhecidas por serem formadas durante o crescimento de micróbios. Esses pequenos vazios na rocha são consistentes com o processo de retirada de gases ou dessecação de material orgânico em decomposição.

Em conjunto, essas pistas formam fortes evidências a favor da origem biológica dessas antigas camadas de rocha, o que as tornam o mais antigo de indício de vida na Terra. A partir dessa descoberta, algumas hipóteses foram levantadas a respeito da cratera de Jezero, em Marte. Se existiu vida no planeta vermelho, provavelmente ela se configurava da mesma maneira que nessas rochas antigas terrestres. Se o rover Perseverance encontrar alguma rocha semelhante, a busca por essas bioassinaturas serão alvo de exame.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Rochas misteriosas trazem evidência mais antiga de vida na Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *