Foguete da próxima missão tripulada da China é levado à plataforma de lançamento

Nesta segunda-feira (21), o foguete Long March 2F/G, que vai levar à órbita os astronautas da missão Shenzhou-15, foi transportado para a plataforma de lançamento LC43/91, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, que pertence à Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

Foguete Long March 2F/G, com a cápsula Shenzhou-15 no topo, é conduzido à plataforma de lançamento. Imagem: Xinhua

Com isso, tem início uma semana de verificações de função pré-lançamento e testes conjuntos no veículo, previsto para decolar na próxima semana, terça-feira (29), às 8h da manhã – pelo horário de Brasília (19h, no fuso local).

Ao chegar à estação espacial Tiangong, a cápsula Shenzhou-15 irá acoplar com o módulo central Tianhe, e seus membros (cujos nomes ainda não foram divulgados) vão adentrar o laboratório orbital, sendo recepcionados pela tripulação da missão Shenzhou-14, os taikonautas (designação para astronautas da China) Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe.

Foguete Long March 2F/G saindo do edifício de manutenção em direção à plataforma de lançamento. Imagem: Xinhua

Esta será a primeira substituição em órbita de duas tripulações chinesas, que vão se sobrepor por cerca de cinco dias, e também a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo, sua lotação máxima.

Shenzhou-14 vai regressar à Terra na segunda-feira seguinte (5), finalizando uma missão de cerca de seis meses em órbita, aproximadamente o mesmo período que a tripulação Shenzhou-15 vai passar morando e trabalhando em Tiangong.

Última caminhada espacial da missão Shenzhou-14

Na madrugada de quinta-feira (17), dois taikonautas concluíram a última atividade externa da missão Shenzhou-14 na estação espacial Tiangong. Essa caminhada espacial serviu para terminar os trabalhos de instalação do módulo de pesquisa Mengtian, lançado em 31 de outubro.

Leia mais:

China: astronautas entram em novo cargueiro da estação Tiangong Testes de braço robótico da estação espacial chinesa trazem vistas incríveis da órbita da TerraEstação espacial Tiangong será aberta para turismo, diz governo da China

Segundo o canal do governo chinês CCTV+, as equipes em solo mostraram-se muito satisfeitas com a operação. “O desempenho da tripulação como um todo foi perfeito, e a coordenação entre o espaço e o solo também foi muito coordenada. Toda a missão foi concluída com sucesso”, disse Chen Shanguang, vice-projetista-chefe do programa de voos espaciais tripulados da China.

Com isso, a estação assume sua forma projetada em T e está completa. Com 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS), Tiangong tem uma vida útil estimada em 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros, segundo a CNSA.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Foguete da próxima missão tripulada da China é levado à plataforma de lançamento apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *