Seu iPhone é seguro? Pesquisadores dizem que não

É comum entre usuários de iPhone achar que está totalmente seguro, que suas informações privadas estão protegidas. Porém, alguns pesquisadores da empresa de software Mysk resolveram investigar para ter certeza que o aparelho é realmente confiável no quesito privacidade.

E de acordo com os pesquisadores, os aplicativos da Apple – que usam suas informações de forma anônima – possuem um identificador de serviços de diretório (Directory Services Identifier – DSID) vinculado exclusivamente ao seu ID da Apple e aos dados do iCloud.

Leia mais:

Usuários do iCloud para Windows estão vendo fotos de família de estranhosCom planos de expansão, TSMC quer produzir chips com tecnologia (ainda) mais avançadaNa contramão do mercado, fornecedor da Apple contrata mais de 100 mil pessoas

Com isso, a Apple conseguiria utilizar esse DSID para rastrear e observar sua rotina de pesquisa e uso da App Store. E o mais importante, aparentemente isso vai contra com o que a empresa afirma, de que “nenhum” dos dados coletados é possível uma identificação pessoal.

Ainda segundo os desenvolvedores, mesmo desativando completamente a análise do seu iPhone ou limitando a coleta de dados, o iOS 14.6 consegue enviar diversas informações sobre suas atividades em aplicativos próprios diretamente para a Apple.

Dentro dessas informações enviadas estão: modelo do seu iPhone, idiomas do teclado e outros detalhes que teoricamente poderiam ser usados ​​para identificar seu aparelho. 

Além disso, o Gizmodo reforça que diversos usuários entraram com uma ação judicial coletiva contra a Apple depois que a Mysk publicou seus dados de privacidade.

A empresa também apontou que a ferramenta da Apple para impedir o rastreamento de aplicativos de terceiros acabou de estrear no iOS 14.5, portanto, isso não deve afetar outros softwares que são usados no iPhone.

Com base nas informações da Mysk e conclusões do Gizmodo, a Apple criptografa seus dados de uso, mas o problema é que a empresa não detalha suas práticas de coleta de análises, deixando assim um questionamento de que ela não esteja honrando suas promessas de privacidade, mesmo que a coleta de dados seja limitada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Seu iPhone é seguro? Pesquisadores dizem que não apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *