Estreia do Brasil na Copa paralisa vendas online de produtos

No dia 24 de novembro, um dia antes da Black Friday, o Brasil estreou na Copa do Mundo fazendo com que o país (literalmente) parasse, ocasionando assim uma queda significativa no faturamento de lojas online nacionais. 

De acordo com um levantamento da Linx, empresa de software para varejo, três horas antes do início do primeiro jogo do Brasil na Copa, que aconteceu entre 16h e 18h, os comerciantes viram suas vendas online caírem 46%. Essa análise foi feita com mais de 2.800 grandes varejistas e marketplaces.

Leia mais:

Projeto de lei pretende inserir imposto de importação para todas as compras onlineO que fazer contra os perigos de fraude nas compras onlineReclamações em compras online sobem 536% desde o início da pandemia da Covid-19

Conforme a bola foi rolando, a performance das vendas dos e-commerces voltaram ao movimento esperado para a data pré-Black Friday e chegou a 31% de aumento até o apito final.

A Black Friday provoca uma grande quantidade de demanda e compras nos sites brasileiros, um exemplo disso foi na quarta-feira (23), às vendas pela internet se intensificaram 168%, com uma evolução de 31% nos números de pedidos, que resultaram em um valor transacionado em vendas em e-commerces e marketplaces 168% superior em relação ao mesmo dia do mês anterior. 

Na mesma base comparativa, os pedidos online aumentaram 31%. Essa diferença pode ser explicada por várias razões, como ticket médio mais alto e também maior volume de compras, mostra a análise.

Ainda segundo a pesquisa, o volume de pedidos adquiridos online e retirados em loja cresceu 46,8% em relação a 2021 e 65,6% quando comparado ao mesmo período de 2019. Esse meio de entrega já representa 22,8% dos pedidos devido à retirada mais rápida e barata, o que elimina gastos de envio para o comprador, além de facilitar ambos os lados. Porém, vale ressaltar que essa preferência dos clientes por retirar sua encomenda em loja vem crescendo mesmo antes da Black Friday.

Como nas anteriores, a Black Friday deste ano está sendo marcada pela preferência de eletrodomésticos, móveis e cosméticos, de segunda-feira (21) a quarta-feira (23), mais de 48 milhões de páginas de busca foram exibidas no comércio eletrônico, superando em 339% a média de 2022 até outubro. Os termos mais procurados foram: geladeira, liquidação, guarda-roupa casal, iPhone 11 e hidratante facial. Sem contar que a geladeira ficou na liderança de pesquisas on-line e no e-commerce por três dias consecutivos na semana da Black Friday.

E quarta-feira (23), os destaques ficaram para os eletrodomésticos, móveis, celular/smartphone e beleza. No segmento de beleza e saúde, o comportamento do consumidor é diferenciado porque opta por buscar diretamente suas marcas favoritas, em vez de procurar por categorias.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Estreia do Brasil na Copa paralisa vendas online de produtos apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *