Saiba tudo sobre a Artemis 1 e os próximos passos do novo programa de exploração lunar da NASA no Olhar Espacial

Nesta sexta-feira (25), a missão Artemis 1, da NASA, vai alcançar mais um marco importante. A cápsula Orion vai usar o Módulo de Serviço Europeu, projetado e implantado pela Agência Espacial Europeia (ESA), para realizar uma manobra que utilizará a gravidade da Lua para entrar na chamada “órbita retrógrada distante” (DRO).

O Olhar Espacial desta sexta-feira (25) vai abordar os próximos passos da missão Artemis 1 e do novo programa de exploração lunar da NASA. Imagem: muratart – Shutterstock

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, esse momento será transmitido ao vivo pela NASA TV  (no canal oficial no YouTube, pelo aplicativo e pelo site da agência), a partir das 18h30 (pelo horário de Brasília). 

Em DRO, “retrógrada” se refere ao fato de que a cápsula vai girar em torno da Lua no sentido oposto ao que o astro orbita a Terra. E “distante” significa, na prática, que Orion alcançará 64 mil km além do nosso satélite natural, o que representa o ponto mais longe no espaço profundo que uma espaçonave de tripulação já esteve até hoje.

Como a distância entre a Lua e a Terra é de 384.400 km (em média, já que ela eventualmente se aproxima e se distancia no decorrer de sua órbita), a espaçonave chegará a cerca de 448.400 km do nosso planeta.

De acordo com o site Space.com, a marca atual, de 400.171 km, é da missão Apollo 13, de 1970, que, na verdade, nem deveria viajar tão longe. A espaçonave deu uma volta ao redor da Lua em vez de pousar na superfície depois que um tanque de oxigênio no módulo de serviço falhou.

Para saber tudo sobre esta nova etapa da missão Artemis 1 e os próximos passos do novo programa de exploração lunar da NASA, não perca o Olhar Espacial desta sexta-feira (25).

O convidado da noite é o argentino Andrés Esteban de la Plaza, que mora no Brasil há 36 anos. Graduado em engenharia naval pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), atualmente ele se dedica ao ensino de espanhol para funcionários de empresas multinacionais brasileiras. 

Andrés Esteban de la Plaza é o convidado da edição de hoje do programa Olhar Espacial. Imagem: Arquivo pessoal

Na Astronomia, seu campo de atuação concentra-se na astrofotografia lunar e planetária, na observação de estrelas duplas, na construção de telescópios e na restauração de refratores vintage. Atualmente, ele é diretor de observações do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro (CARJ) e membro da Comissão Nacional contra a Poluição Luminosa (CNPL).

Leia mais:

Artemis 1: equipamentos da missão apresentam problemasHumanos podem colonizar Lua até o final da décadaArtemis 1: decolagem danifica plataforma de lançamento da NASA

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Saiba tudo sobre a Artemis 1 e os próximos passos do novo programa de exploração lunar da NASA no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *