Ucrânia sofre com novo ataque ransomware

Diversas organizações da Ucrânia estão sofrendo com uma nova onda de ataques ransomware nomeada “RansomBoggs”, que estão sendo atribuídos ao grupo de ameaças russo Sandworm (também conhecido como Iridium).

A descoberta foi feita pela empresa de cibersegurança ESET, que informou que os ataques às autoridades ucranianas foram detectados a partir de 21 de novembro. De acordo com a empresa, o RansomBoggs utiliza um script PowerShell nas redes de vítimas chamadas POWERGAP.

Leia mais:

Microsoft diz que hackers estão invadindo redes de energia explorando software de décadasGolpe no TikTok expõe nudes e rouba dados de usuáriosVazamento: Hackers divulgam dados de 5,4 milhões de contas do Twitter

“Embora o malware escrito em .NET seja novo, sua implantação é semelhante a ataques anteriores atribuídos ao Sandworm”, informou a ESET.

On November 21st #ESETResearch detected and alerted @_CERT_UA of a wave of ransomware we named #RansomBoggs, deployed in multiple organizations in Ukraine. While the malware written in .NET is new, its deployment is similar to previous attacks attributed to #Sandworm. 1/9 pic.twitter.com/WyxzCZSz84

— ESET Research (@ESETresearch) November 25, 2022

“Existem semelhanças com ataques anteriores conduzidos por Sandworm: um script PowerShell usado para distribuir o ransomware .NET do controlador de domínio é quase idêntico ao visto em abril passado durante os ataques Industroyer2 contra o setor de energia”.

Anteriormente a Microsoft relatou que outros ataques estariam relacionados ao grupo de cibercriminosos Sandworm como o ransomware Prestige direcionados a Ucrânia e Polônia em outubro.

Microsoft registra mais de 200 ciberataques da Rússia contra a Ucrânia

A Microsoft registrou em um relatório especial um total de 237 ciberataques contra a Ucrânia que foram lançados por pelo menos seis agentes ligados à Rússia no período de 23 de fevereiro a 8 de abril. Do montante, 38 se trataram de ataques que irrevogavelmente eliminaram arquivos de centenas de sistemas em organizações do país.

Segundo a Microsoft, entre as principais famílias de malwares lançadas por agentes ligados à Rússia, estão nomes como WhisperGate, HermeticWiper (FoxBlade ou KillDisk), HermeticRansom (Sonic Vote), IsaacWiper, CaddyWiper, DoubleZero e Industroyer2.
Para mais informações acesse a matéria completa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Ucrânia sofre com novo ataque ransomware apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *