Dia Nacional da Astronomia é tema do Olhar Espacial desta sexta-feira

Nesta sexta-feira (2), o Brasil comemora o Dia Nacional da Astronomia, data oficializada há cinco anos, a partir da Lei Federal nº 13.556 de 2017. Muito antes disso, no entanto, esse dia já era celebrado informalmente, principalmente entre os astrônomos amadores, em referência ao aniversário de Dom Pedro II, considerado o patrono da Astronomia no nosso país.

Dom Pedro II observando o planeta Vênus na luneta de 24 cm do Observatório de Juvisy, na França. Fonte: Sociedade Astronômica da França

Embora pouca gente saiba, além de exercer suas funções como monarca soberano do Brasil Império, ele era astrônomo amador nas horas vagas, mantendo seu próprio observatório no terraço do Paço de São Cristóvão, residência oficial do imperador. 

Nas instalações, frequentemente, o governante recebia estudantes para sessões de observação do céu, momentos que ele aproveitava para divulgar a ciência, ensinando noções básicas da Astronomia e orientando sobre o manuseio dos instrumentos.

Além disso, D. Pedro II sempre comparecia aos principais eventos científicos e se correspondia com alguns dos maiores astrônomos da época, como os franceses Urbain Le Verrier, descobridor de Netuno, e Nicolas Camille Flammarion, de quem era amigo pessoal. Ambos foram uns dos principais popularizadores da Astronomia pelo mundo.

A convidada do Olhar Espacial desta sexta-feira (2) é a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento. Imagem: Arquivo pessoal

Para falar um pouco mais sobre a história dessa ciência, seus principais marcos, os passos mais avançados, entre outros tópicos, a convidada desta noite do programa Olhar Espacial é a astrônoma Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional do Rio de Janeiro (ON/MCTI). Ela também vai explicar o que é a Astronomia e como fazer para ingressar nesse meio fascinante.

Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela é mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela mesma instituição. Servidora do Observatório Nacional há 43 anos, atualmente é gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) da entidade. Coordena os seguintes projetos de divulgação e popularização de Astronomia em abrangência nacional: “Olhai pro Céu”, “AstroEducadores”, “O Céu em sua Casa: observação Remota” e “LCO: Imagens de Céu Profundo”. Também compõe a Comissão Organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e integra o NOC Brasil — Escritório Nacional de Divulgação ligado à União Astronômica Internacional (IAU).

Leia mais:

Imagem de cometa que nunca mais será visto da Terra é premiadaAstrofotógrafo brasileiro tem foto publicada pela NASA pela 10° vez Laika: 65 anos atrás, uma cadela de rua abria caminho para a conquista humana do espaço

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Dia Nacional da Astronomia é tema do Olhar Espacial desta sexta-feira apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *