Discurso de ódio: sob direção de Elon Musk, Twitter apresenta aumento de posts racistas, aponta relatório

De acordo com uma nova pesquisa realizada pela organização britânica sem fins lucrativos Center for Countering Digital Hate, tweets contendo ataques de ódio aumentaram depois que Elon Musk assumiu o Twitter. Esse aumento foi observado desde o dia 27 de outubro, quando o empresário finalmente tomou as rédeas da rede social.

Os pesquisadores compararam a média diária de tweets em um período anterior à chegada de Musk com a semana anterior à afirmação do empresário sobre a queda do discurso de ódio (18 de novembro a 24 de novembro). Na análise, foram usados dados da Brandwatch, uma empresa especializada em insights de mídia social, e os números incluíram tweets originais, citações de tweets e retweets.

Leia também:

Twitter começará a enviar tweets recomendados para todos usuários Twitter: Elon Musk suspende perfil de Kanye West após publicação com símbolo nazista Ex-chefe de segurança do Twitter disse que rede social é menos segura com Elon Musk

Três vezes mais ódio no Twitter

Ataques de ódio contra pessoas negras foram observados em 30.546 tweets. Esse número significa o triplo da taxa antes da aquisição de Musk, segundo a pesquisa. No recorte analisado, discursos perversos contra gays, transgêneros, judeus e latinos também aumentaram. Os tweets analisados ​​pelo grupo vieram de vários lugares do mundo, mas incluíam apenas aqueles em inglês.

Vicious hate is spiraling out of control on Elon Musk’s Twitter.

Our research on Twitter’s hate speech epidemic in @itvnews. pic.twitter.com/VRVrJ6ChFr

— Center for Countering Digital Hate (@CCDHate) December 3, 2022

Apontamentos assim vêm sendo contestados pelo empresário. Inclusive, em um tweet recente, ele postou um gráfico de 17 de outubro a 30 de novembro para reforçar a contestação. Elon Musk apontou que o registro de discursos de ódio, na verdade, diminuiu – quando comparado ao volume de acessos na rede social, que aumentou no período.

Hate speech impressions (# of times tweet was viewed) continue to decline, despite significant user growth!@TwitterSafety will publish data weekly.

Freedom of speech doesn’t mean freedom of reach. Negativity should & will get less reach than positivity. pic.twitter.com/36zl29rCSM

— Elon Musk (@elonmusk) December 2, 2022

O gráfico mostra impressões em pouco mais de 2,5 milhões no final de novembro, sem detalhes sobre como o Twitter definiu o discurso de ódio ou como mediu essas impressões. Musk também disse que dados dessas análises internas da rede social vão ser publicadas semanalmente, a partir do Twitter Safety.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Ascannio/Shutterstock

O post Discurso de ódio: sob direção de Elon Musk, Twitter apresenta aumento de posts racistas, aponta relatório apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *