Backups e fotos do iCloud ganham criptografia de ponta a ponta no iPhone, iPad e mais

A Apple anunciou, nesta quarta-feira (7), que os backups do iCloud, serviço de nuvem da marca, finalmente receberão criptografia de ponta a ponta. A novidade começa primeiro nos Estados Unidos e no próximo ano passa a ser entregue para usuários de produtos da empresa da maçã em outros países, como o Brasil.

Atualmente o iCloud já oferece criptografia para uma série de dados armazenados nos servidores, incluindo o tipo de proteção de ponta a ponta. Neste momento você pode utilizar a maior garantia de sua privacidade em 14 produtos, com destaque para as senhas salvas no Safari e dados sobre a saúde do usuário.

Leia mais:

Twitter: Elon Musk quer criptografia em mensagens diretas e bate-papo por vozDia Mundial da Criptografia: “Enfraquecimento” da criptografia coloca consumidores em risco, alertam empresas de tecnologiaOffice 365 apresenta vulnerabilidade em ferramenta de criptografia

Criptografia de ponta a ponta no iCloud do iPhone (Imagem: divulgação/Apple)

Com a novidade, a lista de produtos sobe para 23 e ela finalmente engloba o backup dos aparelhos, como o iPhone, iPad, iPod Touch, Apple Watch e os computadores da empresa. Na cópia de segurança, também estão protegidos com criptografia de ponta a ponta informações como o conteúdo do app Notas, Atalhos da Siri, passagens no Carteira, gravações de voz, o aplicativo Lembretes e até mesmo as fotos armazenadas nos servidores da maçã.

Criptografia de ponta a ponta começa nos EUA

A Apple diz que algumas categorias de backups continuam com criptografia tradicional: e-mail do iCloud, Contatos e Agenda. A justificativa da empresa para deixar estes serviços de fora da nova lista está na interoperabilidade deles com outras empresas, como o Google e a Microsoft.

A criptografia tradicional, utilizada pela Apple já faz bastante tempo, significa que a empresa da maçã tem a chave para o acesso do conteúdo armazenado no iCloud. Em outras palavras, ela pode ajudar o usuário caso ele precise de acesso em algum momento.

Já a criptografia de ponta a ponta torna esta chave presente apenas nos aparelhos onde a conta da Apple está logada. Com isso ela não pode ajudar o usuário da mesma forma, além de não conseguir acesso aos dados se alguém pedir, como o poder judiciário.

Por enquanto, a criptografia de ponta a ponta nos novos serviços armazenados no iCloud vale apenas para usuários dentro de um programa de testes, limitado aos Estados Unidos. A Apple diz que o beta será expandido para outros países no decorrer do ano que vem, já a partir do começo de 2023.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Backups e fotos do iCloud ganham criptografia de ponta a ponta no iPhone, iPad e mais apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *