Vida na Terra pode ter sido trazida por meteoros

Uma parte dos cientistas acredita que objetos cósmicos podem ter trazido para a Terra os elementos essenciais que originam a vida como é conhecida atualmente e, uma nova pesquisa parece ter resolvido o mistério de como os aminoácidos se formaram dentro das rochas espaciais. Segundo o estudo, raios gama de alta energia podem ter desencadeado reações químicas que favoreceram a formação das menores partículas das proteínas dentro desses meteoros. Com base no estudo dos meteoritos, os cientistas acreditam que em épocas mais antigas, durante a formação do Sistema Solar, a Terra era estéril.

Portanto, de acordo com os cientistas, um bombardeio inicial de raios gama em uma classe de meteoritos chamados condritos carbonáceos – conhecidos por abrigarem quantidades significativas de água e pequenas moléculas, como aminoácidos – levaria à liberação de rochas espaciais que poderiam ter contribuído para o surgimento de vida na Terra.

Leia mais:

Início da vida na Terra teria relação com um gás altamente tóxicoSupermontanhas tiveram papel crucial na evolução da vida na TerraVida na Terra pode ter surgido de turbulências geológicas

Resta descobrir como essas moléculas se formaram nesses meteoros, mas, essa é uma questão que a astrobióloga e cosmoquímica da Universidade Nacional de Yokohama, Yoko Kebukawa, acha pode estar próxima de resolver. Kebukawa e seus colegas fizeram experimentos simples, envolvendo amônia e formaldeído, que foram capazes de sintetizar aminoácidos e outras macromoléculas. Porém, para que essa reação aconteça, são necessárias duas condições: água líquida e calor.

Portanto, a equipe investigou se o calor fornecido para as rochas poderia ser oriundo de isótopos radioativos, como o alumínio-26, encontrado em meteoritos condritos carbonáceos, que quando decaí libera raios gama e calor. Para testar a ideia, Kebukawa e sua equipe dissolveram formaldeído e amônia em água e, em seguida, selaram a solução resultante em tubos de vidro. Esses tubos sofreram irradiação com raios gama, criados pelo decaimento do isótopo radioativo cobalto-60.

Como pode ter ocorrido a formação de aminoácidos?

Como resultado os cientistas encontraram alfa-aminoácidos, como alanina, glicina, ácido alfa-aminobutírico e ácido glutâmico; bem como beta-aminoácidos, como beta-alanina e ácido beta-aminoisobutírico. Além disso, a equipe descobriu que o aumento da dose total de raios gama a que as amostras foram expostas aumentou a taxa de produção dessas biomoléculas.

Com isso, foi estimado o tempo que esses compostos teriam levado para se formar. Demoraria entre mil e 100 mil anos para que os níveis desses aminoácidos chegassem ao patamar que foi encontrado dentro do meteorito de Murchison, por exemplo. Essa pesquisa representa uma contribuição vital para a compreensão de como a vida se formou na Terra.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vida na Terra pode ter sido trazida por meteoros apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *