“A internet está mais insegura do que nunca”, afirma ex-diretor de inteligência dos EUA

A internet demanda cada vez mais preocupações com a segurança e a questão requer alguns desafios para combater a fragmentação da rede mundial de computadores. Quem afirma isso é o ex-diretor de inteligência dos EUA, James Clapper.

Nesta última quinta-feira (8), Clapper discursou no Fortinet Security Transformation Summit, evento organizado pela companhia Fedscoop. Segundo ele, as inúmeras versões da internet que existem em regimes autoritários acabam por exigir uma atitude diferenciada.

Leia também!

Geração Z pretende ganhar dinheiro nas redes sociais em 2023; veja comoComo a pornografia se tornou um vício na internetAdolescentes europeus estão normalizando comportamento criminoso na internet, diz pesquisa

“A internet hoje é menos livre, mais fragmentada e menos segura do que nunca. A internet como gostaríamos de ter experimentado está morta”, afirmou o ex-diretor.

Clapper foi o líder da comunidade de inteligência como DNI (Diretor Nacional de Inteligência) durante o governo de Barack Obama. Anteriormente, ele ocupou variadas funções, como subsecretário de defesa da inteligência em outros governos dos EUA.

Imagem: Reprodução/Shutterstock

No discurso, Clapper também observou que 60 países cortaram temporariamente a conectividade com a internet mais de 900 vezes. A questão, de acordo com o ex-diretor, contrasta com os EUA, onde 70% do novo valor na economia é esperado nos próximos anos para ser baseado de forma digital.

Além disso, o ex-integrante do governo Obama acrescentou que uma maior integração das capacidades cibernéticas dos EUA com o aparato militar poderia ser crucial. Ele também destacou os desafios que as agências encaram ao tentar conduzir operações ofensivas na internet.

“Falhamos em impor custos suficientes aos invasores”, comentou Clapper, que completou dizendo que muitos países geram adversidades ao não aderirem às normas e estruturas legais nas situações em que a internet está envolvida.

A grande preocupação, segundo Clapper, é com a capacidade de criminosos da internet têm de destruírem grandes economias. “ O cibercrime deve ser considerado uma ameaça à segurança nacional dos EUA”, disse ele.

Informações via Fedscoop

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post “A internet está mais insegura do que nunca”, afirma ex-diretor de inteligência dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *