Síndrome respiratória grave: três em cada quatro casos estão associados à covid-19 

Conforme o Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de crescimento em 22 estados e no Distrito Federal. Entre os casos virais de hospitalizações, três em cada quatro estão associados à covid-19. 

A SRAG é resultado de casos em que síndromes gripais evoluem e causam hospitalizações. Divulgado na quinta-feira (8), o documento atualiza o cenário nacional, com dados referentes à semana de 27 de novembro a 3 de dezembro, e aponta que a alta da SRAG se destaca na população adulta e, principalmente, entre os maiores de 60 anos.   

Leia mais! 

O que é AIT, quadro que afetou Renato AragãoBatatas e berinjelas podem ser usadas no tratamento de câncerFDA libera laser para tratamento revolucionário de acne

Os estados com alta nas internações nas últimas seis semanas são de todas as regiões do país, mas há quatro exceções, já com estabilidade, todas da Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas e Pará. Os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que estão entre os que foram afetados primeiro pela onda atual de infecções, também apresentam um cenário de diminuição do ritmo de crescimento e formação de um patamar estável. 

A covid-19 foi responsável por 76,7% dos casos de SRAG do país nas últimas quatro semanas. Na análise dos óbitos por SRAG, a prevalência da covid-19 chega a 94%.   

Testagem Covid-19. Imagem: Noiel/Shutterstock

A tendência de alta no início do mês de dezembro faz com que o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, chame a atenção para as medidas de prevenção, especialmente porque o período de festas de fim de ano aumenta a exposição ao coronavírus.  

Além da vacinação em dia, incluindo as doses de reforço, Gomes pede que a população use máscaras de proteção seguras, como as PFF2, em ambientes de maior exposição. Vale lembrar que, no final de novembro, a Prefeitura de São Paulo decidiu retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de covid-19.  

Com informações da Agência Brasil 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Síndrome respiratória grave: três em cada quatro casos estão associados à covid-19  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *