Frente fria causa tempestades e derruba temperaturas no sudeste

Temperaturas mais amenas, na casa dos 22ºC de máxima, devem se instalar em São Paulo nesta semana, devido a passagem de uma frente fria que promete derrubar os números do termômetro até sexta-feira (16). As cidades no Sul do Brasil vão registrar alta variação térmica. Já o Centro-Oeste pode receber grandes volumes de chuva, beirando os 80 mm, no decorrer da semana.

As regiões Norte e Nordeste terão o tempo mais estável. A chuva está prevista para acometer apenas a região conhecida como Matopiba, que engloba alguns estados do Nordeste como Maranhão, Piauí e Bahia, e o Tocantins, que pertence à região Norte.

Leia mais:

Antártica registra temperatura quase 38ºC acima do normalTemperatura mais baixa do universo foi atingida em laboratórioTemperatura mais alta da história do Reino Unido registrada durante onda de calor na Europa

De acordo com a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inment), as capitais do sudeste devem enfrentar queda de temperatura ao longo da semana, porém, em São Paulo, a diminuição será mais brusca. Uma frente fria fará com que as temperaturas mínima e máxima caiam, respectivamente, de 20ºC e 31ºC para 19ºC e 22ºC entre segunda (12) e sexta-feira (16). O Rio de Janeiro passará por situação semelhante.

Nas duas capitais, a chuva aparecerá, principalmente na terça-feira (13), e alcançará até 25 mm, em São Paulo, e 15 mm, no Rio de Janeiro. Somente na quinta-feira (15) o tempo voltará a ficar firme, nas duas cidades. Em Belo Horizonte e em Vitória verão a chuva aparecer todos os dias. Os volumes maiores estão previstos para perdurar até quarta-feira (14). Até sexta-feira (16), a queda de temperatura em Vitória será de 4ºC, a máxima sairá de 33ºC, hoje, para 26ºC na sexta. Os termômetros oscilarão entre 20ºC e 30ºC na semana em Belo Horizonte

Imagem: Guenter Albers (Shutterstock)

Sem grandes variações de temperaturas na maior parte do Brasil

Áreas dos estados do Tocantins, do Acre e do Pará também vão receber chuva. O acumulado nesses locais ficará por volta de 50 mm. Em outros pontos, o volume não ultrapassará os 30 mm. Em Palmas, capital do Tocantins, a história é outra. O volume de chuva previsto é de 80 mm até o final de semana. Mesmo assim, a temperatura tende a permanecer estável na maioria das capitais do Norte.

Essa semana, a chuva quase não vai dar as caras no Nordeste. Haverá predomínio do Sol na maioria dos dias. Natal e Fortaleza, na terça-feira (13), terão chuva com volume próximo a 10 mm. No Maranhão, Piauí e Bahia, o acumulado deve ultrapassar 50 mm. Porém, as cidades não observarão grande variação na temperatura. A única exceção será Teresina. A capital do Piauí, verá o calor aumentar, as máximas ficarão entre 36ºC e 38ºC até sexta.

No Centro-Oeste, haverá chuva em Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso, com acumulado de até 80 mm. Goiânia e Cuiabá serão palco da maior parte da precipitação, na sexta. Em Brasília, a chuva apertará a partir de quarta. A variação de temperatura será grande, quase 10ºC. A previsão é de que durante a semana o termômetro registre números entre 19ºC e 28ºC.

Região Sul verá vai e vem no termômetro

Apenas áreas específicas da região Sul receberão a chuva, que não será muito volumosa. Curitiba e Florianópolis vão registrar algumas variações de temperatura durante a semana. As duas cidades devem registrar mínima de 14ºC e máxima de 24ºC na quinta. Entretanto, na sexta-feira ambas terão um pico de calor. Porto Alegre é um caso a parte. A capital do Rio Grande do Sul terá grande amplitude térmica. Os termômetros registrarão temperaturas de 17ºC e 33ºC, com predomínio do Sol ao longo de toda a semana, exceto hoje, que deve chover.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Frente fria causa tempestades e derruba temperaturas no sudeste apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *