Sol pode caminhar para evento “Terminator”

Pesquisadores alertam que uma explosão solar violenta está prestes a acontecer. De acordo com os cientistas, essa situação ocorre quando os ciclos solares deixam de se sobrepor. Que o Sol passa por ciclos solares de 11 anos não é novidade dentro da ciência, também é de conhecimento geral que dentro de cada ciclo há variações na atividade da estrela. É justamente essa mudança que está sendo monitorada e foi batizada de “Terminator” pelos pesquisadores no artigo da Frontiers in Astronomy and Space Sciences.

Quando o Sol está em seu pico de atividade, ele apresenta um maior número de manchas solares, o que, por sua vez, leva a taxas mais altas de erupções solares e ejeções de massa coronal (CME). Entretanto, o que uma nova pesquisa aponta é que em outubro deste ano foi descoberto que o Sol tem dois ciclos solares que se sobrepõem no ponto em que um desaparece e o outro assume o controle.

Leia mais:

Entramos em um novo ciclo solar; entenda o que significaAtenção: ciclo solar está fazendo satélites despencarem da órbita da TerraAtividade solar indica que nossa estrela está entrando em novo ciclo

Ao final dessa sobreposição, o Sol passa por uma explosão de atividade e de manchas solares. Esse evento ficou conhecido entres os pesquisadores como evento “Terminator” Embora a sobreposição seja uma ocorrência conhecida, a ideia de um fenômeno poderoso como esse, capaz de causar um “extermínio”, ainda não é apoiada por todos os cientistas.

As manchas solares mantêm um nível mais alto de energia, por isso elas aparecem quando o Sol aumenta sua atividade. Porém, essa energia armazenada é eventualmente liberada, o que resulta em erupções solares, que são ejeções de radiação eletromagnética – principalmente raios-X -, e CMEs, responsável por expelir milhões de toneladas de plasma solar diretamente para o Espaço.

Consequências desse fenômeno para a Terra

Caso essas explosões sejam direcionadas para a Terra, elas podem impactar o campo magnético terrestre e interferir em diversos setores de acordo com sua magnitude. As erupções solares são classificadas conforme seu nível de potência e variam entre classe A, classe B e classe C a classe M e classe X. As explosões da classe X são 10 vezes mais fortes do que uma classe M e 100 vezes mais fortes do que uma classe C.

Quando explosões de níveis mais altos acontecem, é possível observar seus impactos nas comunicações eletromagnéticas e na atividade dos satélites em toda a Terra. Explosões de classe X podem causar apagões de rádio em todo o planeta e tempestades de radiação de longa duração.

Imagem: Erupções solares. Créditos: Gergitek Gergi Tavan/Shutterstock

Ciclo Solar Estendido

Apesar de a ideia do ciclo solar sobreposto ter surgido em meados de 1903, um novo artigo trouxe evidências para apoiar a hipótese. Em entrevista à SpaceWeather.com, Scott McIntosh, vice-diretor do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica e principal autor do artigo, disse que essa sobreposição é chamada de “Ciclo Solar Estendido”.

Segundo o autor, “o Ciclo Solar Estendido pode estar nos dizendo algo crucial sobre o que está acontecendo nas profundezas da estrela, onde os campos magnéticos das manchas solares são gerados. Isso representa desafios significativos para as teorias predominantes do dínamo do ciclo solar”. Teoricamente, quando um ciclo termina, outro deveria começar, sem que houvesse qualquer sobreposição.

Espera-se que o ciclo solar atual atinja o seu máximo em 2025. Além disso, os pesquisadores acreditam que os eventos de terminação possam ser usados para prever o quão ativa estará a estrela ao longo de seu próximo ciclo. Se o ciclo solar 25, que começou no final de 2019, acontecer como os pesquisadores dizem, talvez o evento de Terminação será levado a sério.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Sol pode caminhar para evento “Terminator” apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *