Muito além da Black Friday: 3 ações para a TI se preparar para o fim de ano

Nos últimos dois anos, assistimos a processos de transformação digital que normalmente levariam muito tempo para, de fato, serem colocados em prática. Ao verem seus estabelecidos físicos fechados durante a pandemia, empreendedores de todos os ramos buscaram alternativas para seguir vendendo. Redes sociais, e-commerces, marketplaces e WhatsApp foram algumas alternativas adotadas. O resultado é que, mesmo diante da crise gerada pela covid-19, ao contrário de muitos setores, o comércio eletrônico cresceu significativamente.

Para se ter uma ideia, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas, conforme levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e pertencente ao T.group. O ticket médio também registrou aumento, de 8,6% em 2021 em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455 por compra.

Leia mais:

2023 será promissor para o setor de tecnologiaSerasa Consumidor: 6 serviços para resolver sua vida financeiraNubank: 5 dicas e recursos para fazer seu dinheiro render mais

Nesse sentido, a TI estreia como protagonista de todos esses bastidores. Afinal, uma vez que os resultados financeiros de qualquer negócio estão associados à disponibilidade e à capacidade das plataformas digitais em atender às altas demandas, o trabalho de formiguinha é realizado por um time expert no desenvolvimento de operações e tecnologias que podem favorecer a empreitada.

Assim, o mercado atual exige uma atuação mais arrojada. Por isso, é fundamental focar em inovação, identificar como melhorar e equilibrar uma infraestrutura de TI que consolide estratégias em ações eficientes e escaláveis. Considerando todo o contexto, veja três dicas que podem aprimorar a TI da sua empresa.

Amplie a escalabilidade para suportar a demanda

Para lidar com o alto volume de dados e acessos, característico de fim de ano, é necessário provisionar capacidade extra de recursos, como rede e processamento. Para isso, a aquisição de solução de gerenciamento de dados oferece completa escalabilidade para o aumento recorrente da demanda. Muito se deve à presença de recursos em nuvem, que viabilizam a atuação dinamizada e flexível ao proporcionar aumento de processamento, velocidade de armazenamento, disponibilidade de bancos de dados e muito mais.

Promova mais autonomia dos sistemas de vendas e atendimento

Atualmente, muitas APIs – plataformas e ferramentas de acesso – são utilizadas em sites e aplicações. O erro aqui, muito comum por sinal, é não considerar a possibilidade de que fiquem lentas ou até indisponíveis, principalmente em um período de alta demanda. Por isso, algumas soluções permitem identificar contratempos do tipo para que ações certeiras sejam tomadas.

Realize testes de desempenho

Testes feitos com antecedência possibilitam visualizar o comportamento de suas aplicações, como site, e-commerce, APIs e banco de dados. O intuito aqui é avaliar como esse conjunto responde em um contexto de estresse, apontando os gargalos para refinar a infraestrutura operacional.

Como é possível observar, soluções de TI impactam positivamente a eficiência das empresas. Por isso, é fundamental contar com parcerias que têm know-how no mercado da tecnologia e trabalham com as melhores marcas. Mais do que fornecedores, essas organizações podem e devem atuar como consultores, identificando os melhores recursos para cada estratégia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Muito além da Black Friday: 3 ações para a TI se preparar para o fim de ano apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *