Covid-19: Ministério da Saúde libera reforço de vacina para crianças a partir dos 5 anos 

O Ministério da Saúde passou a recomendar a aplicação de dose de reforço (ou terceira dose) da vacina contra a covid-19 para crianças com idade entre 5 e 11 anos. Segundo a pasta, a orientação considera estudos científicos que apontam aumento da proteção com a dose complementar. 

A nova orientação foi enviada na quarta-feira (4) para estados e municípios;A publicação define que o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço deve ser de, pelo menos, 4 meses;A imunização complementar deverá ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer (a da tampa laranja) — tanto para crianças que tomaram a primeira e a segunda dose com a vacina da Pfizer quanto da CoronaVac.  

Leia mais! 

Viciado em café? 6 sinais que podem indicar abstinência de cafeínaCovid-19: nenhuma nova variante foi detectada na China, diz OMSCirurgia de miopia: quando o procedimento é indicado?

“Para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço”, informou o ministério. 

Imagem: shutterstock/Ira Lichi

Em outra análise, segundo a pasta, o reforço da vacina da Pfizer se mostrou eficaz também contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos na faixa etária dos 5 aos 11 anos. 

“Esses resultados mostram a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19, para garantir que os imunizantes atinjam a eficácia completa e protejam contra casos graves e mortes pela doença. Mesmo quem perdeu o prazo recomendado deve procurar um posto de vacinação”, reforçou a pasta. 

Aval da Anvisa 

A atual nota técnica foi assinada pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no dia 30 de dezembro de 2022, ainda na gestão anterior. O Ministério da Saúde do atual governo (Lula) também confirmou a orientação. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o reforço para crianças a partir de 5 anos e incluiu a terceira dose na bula da vacina da Pfizer também em dezembro. 

Em outubro, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) já havia recomendado a terceira dose para a faixa etária devido ao avanço da Ômicron e sublinhagens. 

Com informações da Agência Brasil e G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: Ministério da Saúde libera reforço de vacina para crianças a partir dos 5 anos  apareceu primeiro em Olhar Digital.

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *